Engerey Painéis Elétricos é reconhecida pela Schneider Electric como um parceiro global EcoXpert LV Certified


Publicado em 15/06/2021Segmento: Notícias


Engerey Painéis Elétricos é reconhecida pela Schneider Electric como um parceiro global EcoXpert LV Certified

O novo programa visa aumentar o conhecimento e a capacitação no âmbito internacional dos montadores de painéis, sendo um grande reconhecimento do parceiro. Entre a lista de parceiros montadores, poucas empresas denominadas "Prisma Partner" foram elegíveis ao novo Programa MySchneider - EcoXpert. O reconhecimento do novo programa, alinhado aos valores propostos pelo parceiro Prisma na montagem dos painéis elétricos certificados, garante ao mercado a melhor experiência e valores do investimento, assim como segurança e tecnologia nas soluções conectadas.

 

A Engerey Painéis Elétricos, com sede em Curitiba (PR), acaba de receber a certificação internacional denominada como “Badge de especialização EcoXpert LV Certified”, fornecida pela Schneider Electric, líder mundial em gestão de energia e parceiro digital para a sustentabilidade e a eficiência.

O EcoXpert é um programa global de canais da Schneider Electric em que os parceiros especialistas comercializam as principais soluções tecnológicas, garantindo, com seu conhecimento e expertise, a implementação de projetos com êxito, de alto valor agregado, assegurando a plena satisfação e segurança aos seus clientes e usuários finais.

Segundo Cesar Donato, Business Development Leader – Panel Builder na Schneider Electric, os montadores de painéis da marca são denominados parceiros de negócios, pois garantem a extensão até o cliente, estão sempre alinhados à sua estratégia e oportunidades e, por isso, são o centro das atenções por mais de 50 anos. Atualmente, são mais de 40 mil empresas de montadores de painéis em mais de 120 países, tanto de distribuição de energia quanto automação.

Para a Engerey, o reconhecimento mostra a importância do parceiro no ecossistema e, diante de um cenário em constante evolução, o montador de painel está no topo da cadeia de valor, alinhado à estratégia e levando sempre a melhor solução Schneider a seus clientes. Hoje, a Engerey faz parte do grupo elegível que garante a melhor experiência do programa EcoXpert LV Certified a seus clientes e mercado através da parceria Prisma (uma linha de painéis certificados em conformidade com as normas vigentes). No Brasil, atualmente, a Schneider conta com uma rede de montadores credenciados através de contrato de parceria.

A elegibilidade para o programa EcoXpert LV Certified depende, além do contrato da parceira Prisma, de uma série de requisitos definidos e estabelecidos pela fabricante, como: ser um parceiro exclusivo neste tipo de solução, ter experiência em painéis de baixa tensão, equipe técnica qualificada, cobertura geográfica, estrutura fabril, volume de compra e venda, habilidade e reconhecimento para propor ao mercado novas tecnologias e conectividade, mostrando a proposta de valor da oferta a seus clientes.

Fábio Amaral, cofundador e CEO da Engerey, especialista na produção de painéis certificados Prisma há oito anos, sempre acreditou que o principal diferencial está na proposta ofertada a seus clientes, em conformidade à Norma IEC 61439 1 / 2, que garante a segurança e a qualidade do investimento.

“Hoje, a Engerey conta com uma grande experiência nas soluções de painéis certificados em conformidade com as normas vigentes IEC 61439 e IEC 60439. Temos uma unidade fabril com mais de dois mil metros quadrados”, conta.

Fábio Amaral, CEO da Engerey

Cesar Donato explica que muitas empresas que atuam com montagem de painel buscam o credenciamento da parceira, mas não atendem a todos os requisitos que o programa Prisma exige, desta forma, não existe a possibilidade de entrarem no EcoXpert.

Para se tornar um novo parceiro Prisma, o montador interessado deverá preparar um plano de negócio demonstrando de forma clara e objetiva qual a estratégia e potencial de venda da oferta do Painel Prisma e qual seu mercado alvo. Não há parceiros EcoXpert LV Certified sem que o montador de painel esteja homologado e habilitado na parceria Prisma.

Cenário nacional de painéis elétricos

Essa nova conquista chegou em um excelente momento para a Engerey. Em vigor, a nova norma ABNT NBR IEC 61.439, que traz a obrigatoriedade de certificação nos painéis, cumpre, ao final de 2021, os cinco anos de adequação. Ou seja, a partir de 2022, todos os painéis produzidos no Brasil devem ser certificados obrigatoriamente.

Apesar dos cinco anos de adequação, o cenário no país ainda está longe do ideal. Cesar Donato diz que, hoje, no Brasil, apenas 60% dos painéis são certificados, enquanto na Europa este percentual chega a mais de 85% da demanda de painéis elétricos; outros 15% não certificados vêm de painéis híbridos que não se encaixam na norma de Conjunto de Manobra e Controle, porém devem atender à Norma IEC 62208 para invólucro vazio.

Cesar Donato ainda defende que o mercado deveria ser fiscalizador e exigir dos seus fornecedores que as soluções em painéis e quadros elétricos sejam sempre em conformidade com as normas vigentes: “O atendimento às normas é obrigatório e fundamental para garantir a segurança às pessoas e ao patrimônio, elevando o bom funcionamento e tempo de vida útil dos painéis. O não atendimento às Normas IEC 61439 1 / 2 leva a perdas financeiras e coloca em risco a vida dos colaboradores, clientes, empreendimentos e até da sociedade em alguns casos, pois um painel não certificado pode gerar, inclusive, incêndios de larga escala.”

Ele se anima com a evolução do mercado, a existência de vários clientes pela obrigatoriedade da Norma, e conta que, hoje, a Schneider tem uma grade base de painéis elétricos certificados em grandes empreendimentos, como hospitais, aeroportos, shoppings, data centers, indústrias de médio e grande porte e até mesmo em centros comerciais e edifícios.

Cesar Donato, Business Development PnB da Schneider Electric

“Ter uma parceira como a Engerey no programa EcoXpert LV Certified é estrategicamente muito positivo para a Schneider, pois, assim, podemos, juntos, fomentar e trabalhar o mercado de forma assertiva, levando sempre novas soluções, tecnologias, conectividades, transformação digital em painéis elétricos, em conformidade com as normas, com qualidade, segurança e responsabilidade sustentável”, ressalta Cesar Donato.

 
Matérias relacionadas:
Painéis elétricos: certificação garante segurança a profissionais e patrimônio
70% dos painéis elétricos no Brasil não atendem às normas, diz engenheiro
O que são Painéis Elétricos Certificados?


enviar por e-mail