O que são Painéis Elétricos Certificados?


Publicado em 13/06/2018Segmento: Notícias



Tenha acesso ao conceito, aplicações e vantagens dos Painéis Elétricos Certificados, que cada vez mais ganham espaço no Brasil.

 

Os Painéis Certificados, como os Schneider modelo Prisma, são painéis elétricos que seguem a norma IEC 61439, a qual regulamenta os conjuntos de manobra de controle de Baixa Tensão.

Eles são destinados a atender as instalações elétricas de até 4.000 Amperes, como Edifícios Comerciais, Escritórios, Indústrias, Hospitais, Shoppings Centers, entre outros empreendimentos.

Estes produtos possuem baixas taxas de avarias que possam colocar em perigo as instalações e os operadores. Isso porque são testados pela fabricante em nove verificações por ensaios de tipo, três verificações por regra de projeto e mais nove verificações por ensaios de rotina destinados a detectar falhas em materiais e na fabricação.

Objetivando uma fácil instalação, os painéis elétricos Prisma apresentam soluções pré-fabricadas. Aqui o tamanho do invólucro é determinado em função dos equipamentos instalados, do modo e do posicionamento das conexões e das reservas pretendidas.

“Com todas as verificações atendidas, os painéis Prisma tem alta capacidade de preservar a continuidade de serviço, mantendo a segurança do pessoal qualificado durante os trabalhos de manutenção”, explica Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.

Sua manutenção também é facilitada pelo motivo de todas as conexões terem acesso pela frente do painel elétrico, tornando mais rápida e prática as intervenções.

ENSAIOS:

Acompanhe os ensaios conforme a ABNT NBR IEC 60439-1 que garantem maior segurança dos Painéis Prisma:

Fabricante:

  1. Limites de Elevação de Temperatura;
  2. Propriedades Dielétricas;
  3. Resistencia a Curtos-circuitos;
  4. Eficácia do Circuito de Proteção;
  5. Distâncias de isolamento e linhas de fuga;
  6. Funcionamento Mecânico;
  7. Grau de Proteção.

Montador:

  1. Conexões dos condutores, funcionamento elétrico;
  2. Dielétrico - Isolação e Resistência de isolação;
  3. Medidas de proteção.

 

RESUMO:

Painéis Prisma consistem em soluções pré-fabricadas, modulares, compactas, com blocos Multiclip que facilitam a instalação, além de acesso a conexões pela frente do painel, tornando a manutenção simples e rápida.

 

ONDE ENCONTRAR:

A Engerey Painéis Elétricos está no mercado desde 2002, e é especializada na montagem de quadros elétricos, entre eles o Prisma da Schneider Electric.

Entre em contato: 41 3022-3050 ou engerey@engerey.com.br

 

Matérias relacionadas:

Norma de Conjuntos de Manobra IEC 61439 completa um ano em vigor no Brasil

 

Fontes de consulta:

https://blog.se.com/br/servicos/2015/02/27/norma-iec-61439-maior-seguranca-e-confiabilidade-para-os-paineis-eletricos-de-baixa-tensao/

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=2776



Contato Engerey WhatsApp