Painéis elétricos inteligentes influenciam a produtividade da indústria têxtil


Publicado em 10/10/2023Segmento: Notícias


Um dos principais painéis ellétricos que atendem a indústria têxtil é a SM6 Connected de média tensão.

Quadros de energia elétrica SM6 são adequados para melhorar a eficiência no setor

A indústria têxtil é responsável por “vestir” a população global que ultrapassa 7,8 bilhões de pessoas. O setor é responsável pela fabricação de roupas, acessórios e uma ampla gama de produtos e, portanto, as máquinas precisam estar "a todo vapor" e operando de maneira contínua e segura. Qualquer problema que obrigue a paralisação das plantas industriais representa um prejuízo financeiro e pode prejudicar até mesmo a imagem da indústria.

Entre os principais contratempos destacam-se as flutuações de energia ou apagões completos, curtos-circuitos, problemas de fator de potência nas instalações elétricas, fuga de corrente e picos de tensão. Além de interromper a produção devido à falta de energia elétrica, existe um grande risco em relação à segurança dos trabalhadores. Os prejuízos decorrentes dessas situações podem ser significativos. Portanto, a melhor abordagem é antecipar-se e criar planos para evitar esses problemas e fazer uso de painéis elétricos.

O painel elétrico desempenha a função de distribuir de forma segura e controlar equipamentos em um sistema elétrico, como as máquinas industriais. “A automação na indústria têxtil é fundamental para otimizar os processos, proporciona maior segurança, agilidade, produtividade e qualidade nos serviços”, diz Fábio Amaral, CEO da Engerey, empresa especializada na fabricação de painéis elétricos, e possui certificação internacional da empresa francesa Schneider Electric.

                                                                                           

                                                                                                       Fábio Amaral, CEO da Engerey

Um dos principais painéis ellétricos que atendem a indústria têxtil é a SM6 Connected de média tensão. Esse tipo quadro de distribuição de energia elétrica tem uma tecnologia incorporada de sensoriamento wireless, que permite o monitoramento contínuo de seus componentes 24 horas por dia.

"O monitoramento é essencial para mitigar os riscos de paradas não programadas. Quando uma indústria não consegue cumprir seus prazos de entrega, toda a cadeia produtiva é afetada, o que pode resultar na perda de clientes e danos à reputação da empresa. Com o SM6, o estabelecimento possui equipamentos confiáveis, de qualidade que estão conforme as normas legais", acrescentou o CEO.

A alta tecnologia embutida no painel, pode ser facilmente acessada por meio de computadores ou smartphones, permitindo o acompanhamento remoto de qualquer lugar. Isso não apenas reduz os riscos relacionados aos equipamentos e à segurança pessoal, mas também auxilia na tomada de decisões mais assertivas para as empresas.

Além disso, o painel elétrico possui certificado de segurança, ou seja, eles são projetados com sistemas de proteção altamente eficazes, que atuam prevenindo sobrecargas, curtos-circuitos, riscos de choques elétricos e outros eventos indesejados.

“Para atender toda a cadeia têxtil, é preciso um processo de produção contínuo, seguro e de fácil monitoramento e os painéis elétricos são componentes-chave, pois garantem mais economia e uma vantagem competitiva para toda a cadeia têxtil”, sublinhou Fábio.

Saiba mais: www.engerey.com.br   

Clique no link e saiba mais.



Contato Engerey WhatsApp