Engerey participa do Green Experience da Schneider Electric


Publicado em 16/06/2025Tipo de Publicação: Notícias

Com foco em soluções práticas para os desafios da indústria, o evento promovido pela Schneider Electric conectou grandes nomes da indústria

Com foco em soluções práticas para os desafios da indústria, o Green Experience — evento promovido pela Schneider Electric — transformou a sede da Amcham Brasil, em São Paulo, em um espaço dedicado a tecnologias que aceleram a transição energética no Brasil. A proposta do evento é iniciativar a inovação sustentável e o engajamento em práticas mais inclusivas e conscientes nas empresas.

O evento, que conectou grandes nomes da indústria, trouxe keynotes de alto impacto, com discussões sobre megatendências globais e temas estratégicos como a COP30, compromissos climáticos e o papel do setor privado na construção de um amanhã mais resiliente e regenerativo. Também estiveram em pauta o futuro do sistema elétrico, a automação industrial, a virtualização de processos e infraestruturas, a transição energética e os avanços no mercado livre de energia.

Logo na abertura, Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric Brasil, conduziu a palestra “Megatendências – Redefinindo o Amanhã”, traçando um panorama sobre as grandes forças que moldam o futuro da sustentabilidade nos negócios e na sociedade. Na sequência, o painel “O caminho para a COP30” reuniu Mathieu Piccin, diretor de Negócios Sustentáveis para a América Latina da Schneider Electric, e Danielle Montagner Berini, Policy Coordinator for Sustainability no ICC, para discutir como o setor privado pode impulsionar o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Já o painel “Tangibilizando a COP30”, mediado por Cesar Dubois, diretor comercial da Schneider Electric Brasil, trouxe vozes femininas de peso: Aylla Kipper (Lwart), Christiane Parreira (Sabesp), Lina del Castillo (Veolia) e Priscila Surita (Einsten) compartilharam experiências sobre como alinhar compromissos ambientais a estratégias econômicas reais e viáveis nas empresas.

“Estar presente em eventos como o Green Experience é essencial para acompanhar as transformações do setor e contribuir com o debate sobre o futuro da energia. Acreditamos que a indústria tem um papel central na construção de um modelo mais sustentável e eficiente”, afirma Fábio Amaral, CEO da Engerey, que esteve presente na ocasião.

A paranaense Engerey é parceira da Schneider Electric no Brasil e atua na fabricação de painéis elétricos certificados de baixa e média tensão. Seus produtos estão alinhados aos princípios de sustentabilidade, eficiência e competitividade, incorporando a digitalização como ferramenta para reduzir desperdícios, aumentar a performance e preparar os parques fabris para os novos padrões exigidos pela agenda verde global.

A empresa aposta em projetos sob medida, integração com IoT e painéis monitorados remotamente, que ajudam indústrias a reduzirem desperdícios, prevenirem falhas e aumentarem a produtividade, e reforça seu compromisso com a customização inteligente e com a agenda ESG.

“Não acreditamos em soluções prontas para todos. Cada cliente tem uma operação diferente e, por isso, precisa de inteligência aplicada ao seu contexto”, explica Amaral.

A participação da Engerey se dá em um momento em que o Brasil vive uma verdadeira virada de chave no setor industrial. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mede a intenção da indústria de lançar novos produtos, o setor mostra sinais de recuperação e inovação: em março de 2025, o indicador cresceu 7,3% na comparação dessazonalizada com fevereiro, repetindo crescimento acumulado de 6,8% no primeiro trimestre do ano. Além disso, em fevereiro, houve alta de 0,9% em relação a janeiro e um salto de 21,5% ante fevereiro de 2024. Esses números indicam que a demanda por automação, rastreabilidade e eficiência energética avança com força, reforçando a oportunidade de modernização tecnológica em larga escala nas indústrias brasileiras.

“Ainda há um universo inteiro de indústrias que poderiam consumir menos energia, emitir menos carbono e, ainda assim, produzir mais. Esse é o nosso trabalho: ajudar essas empresas a fazerem essa transição de forma segura, com retorno claro e sem complicação”, conclui Fábio.


Contato Engerey WhatsApp