Conceito, vantagens e aplicações das remotas para automação / Automação Remota

Conceito, vantagens e aplicações dos painéis com unidades remotas para automação industrial.
As indústrias evoluem a cada dia, apostando no automatismo com o objetivo de melhorar a produtividade.
Um sistema automatizado é geralmente formado por uma parte de potência e outra de controle. A primeira faz com que as máquinas realizem a operação desejada, e é formada por dispositivos eletromecânicos e drives de potência, que são responsáveis pelo acionamento de motores e outras cargas.
Já a parte de controle consiste na programação do sistema, na qual se utiliza um Controlador Lógico Programável (CLP), equipamento que é considerado o epicentro de toda a automação industrial. O CLP comunica-se com todos os componentes que compõem este sistema de forma a reconhecer as informações de entrada (como os sensores), processar a lógica e atualizar as saídas a todo o momento.
Até pouco tempo atrás, cada máquina necessitava de um CLP para conferir a sua automação. Mas, com os avanços da tecnologia da automação, surgiram as remotas, que são dispositivos que se comunicam com o CLP, replicando suas entradas e saídas.
O intuito desta evolução foi reduzir custos com a compra de CLPS e aumentar ainda mais a praticidade da automação, devido à sua instalação e manutenção facilitadas.
O que são as remotas
São dispositivos alocados em painéis elétricos. Eles recebem sinais das máquinas e de seus componentes, como sensores e os transmitem aos CLPs. Também realizam a lógica inversa, recebendo comandos do CLP e os transmitindo às máquinas. Assim, um único CLP pode comandar dezenas de máquinas em uma fábrica ao mesmo tempo, através de várias unidades remotas.
Geralmente, o painel de remota contém também dispositivos de proteção, como disjuntores e DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos).
Quais são as cinco principais vantagens dos painéis elétricos de remota:
- Custo reduzido de instalação e operação;
- Redução da fiação em até 80% ;
- Instalação rápida e fácil;
- Economia de espaço de até 50% com modelos de remota compactos e com sistemas pré-montados. A Remota Siemens modelo ET 200SP é um desses exemplos: é cerca de 50% mais estreito;
- Possuem parametrização, diagnósticos e monitoramento simples. Todos os parâmetros podem ser acessados através da rede via Profinet.
Sobre o painel elétrico de remota com monitoramento via rádio
Geralmente, as remotas são ligadas via cabo a um CLP, recebendo daí os seus comandos. Contudo, há ainda a opção de remotas com monitoramento via rádio, que não apresentam o uso de cabos.
Esta última alternativa é utilizada em ocasião de longas distâncias entre máquinas e sua grande vantagem é evitar o cabeamento. Suas aplicações são específicas.
Aplicações da remota de automação
Os painéis elétricos de remota para automação são aplicáveis a todos os segmentos industriais e ainda companhias de saneamento.
Conheça o Painel Elétrico da Engerey de Remota Portátil para Automação no link abaixo:
Engerey lança remota portátil para indústrias