Aumenta o número de mortes ocasionadas por acidentes elétricos


Publicado em 10/09/2023Segmento: Notícias


Diante desse cenário, a Engerey, com seus mais de 20 anos de experiência na fabricação de painéis elétricos, alerta para os cuidados que devem ser adotados quando o assunto é energia elétrica tanto em casa como em empresas.

Segundo especialista, se os proprietários das casas e empresas instalassem o Dispositivo Residual, as ocorrências de choques e curtos-circuitos diminuiriam consideravelmente

Gambiarras, falta de treinamento ou do uso de equipamentos de proteção, materiais sem qualidade ou mesmo não seguir os procedimentos de segurança. Esses fatores, isolados ou em conjunto, são algumas das principais causas de acidentes com eletricidade, que tiveram aumento de 5% no primeiro semestre de 2023 em todo o Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 992 ocorrências envolvendo choques, raios e incêndios provocados por eletrocussão, contra 949 casos em 2022. Desse montante, 399 pessoas foram a óbito.

A informação é da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que acaba de publicar um novo estudo sobre o assunto, apontando que os choques elétricos foram responsáveis por mais da metade dos acidentes, sendo que esse tipo de ocorrência teve um aumento de 15%.

Foram, ao todo, 521 registros de choques, uma média de três ocorrências por dia, desses, 350 foram fatais. No que tange ao incêndio por sobrecarga, o relatório da Abracopel aponta para 421 acidentes, menos do que em 2022, com 441. Nesses primeiros seis meses do ano, 35 indivíduos tiveram suas vidas interrompidas por esse tipo de acidente. É importante destacar que o ano passado fechou com 874 acidentes e 55 mortes dessa natureza (quase 40% a mais que 2021). Segundo a pesquisa, se continuarmos neste ritmo, teremos novamente um recorde alto e negativo.

Brasil x Estados Unidos

E não é somente o Brasil que registra altos índices de acidentes elétricos. Os Estados Unidos, por exemplo, um dos países mais inovadores do mundo, registra cerca de 1.000 mortes por ano em decorrência de lesões elétricas. São, pelo menos, 30.000 incidentes de eletrocussão por ano - não letais. Ademais, aproximadamente 5% de todas as admissões em unidades de queimados nos Estados Unidos ocorrem como resultado de acidentes elétricos, segundo informações recentes do National Center for Biotechnology Information (NCBI), a Biblioteca Nacional de Medicina do país.

Aproximadamente 20% de todas as lesões elétricas ocorrem em crianças, e em casa. Com os adultos, os acidentes acontecem, na maioria das vezes, em ambientes ocupacionais e são a quarta causa de morte traumática relacionada ao trabalho.

Como evitar

Diante desse cenário, a Engerey, com seus mais de 20 anos de experiência na fabricação de painéis elétricos, alerta para os cuidados que devem ser adotados quando o assunto é energia elétrica tanto em casa como em empresas.

Segundo o Engenheiro Eletricista e CEO da empresa, Fábio Amaral, uma pessoa pode sofrer um acidente elétrico por meio de um choque vindo de algum aparelho, cabo de extensão, benjamim ou tomada. Ao manusear eletrodomésticos ou aparelhos eletroeletrônicos, mesmo a corrente elétrica sendo de baixa voltagem, pode resultar em graves prejuízos. Ao fazer consertos em instalações, os riscos se tornam bem maiores, portanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é eletricidade.


                                                                                               

                                                                                          Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e CEO da Engerey

"Muitos acidentes poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem mais cuidado e fizessem o uso de dispositivos de proteção como o Dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações elétricas, que funciona como um interruptor automático que desliga a corrente elétrica toda vez que reconhece fuga de energia acima do normal. Este dispositivo desarma o circuito onde ocorreu a falha, e, portanto, previne choques elétricos, além de evitar a queima de equipamentos eletrônicos por sobrecarga", explica Amaral.

O engenheiro eletricista ressalta que a inclusão do DR é realizada no quadro elétrico da residência ou das empresas/indústrias. É importante contratar uma empresa especializada para a fabricação e montagem do painel elétrico e um profissional habilitado para a sua instalação. “A instalação é simples e rápida e garante maior segurança”, afirma.

A maioria das residências no Brasil não possui Dispositivo Diferencial Residual (DR), sendo que somente 27% do total contam com o DR, segundo o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) e a Abracopel, o que pode ser preocupante em termos de segurança elétrica.

Alem do DR, é fundamental conhecer as melhores formas de evitar acidentes com eletricidade e colaborar para a redução dessas estatísticas.

Algumas dicas:

  • Não sobrecarregue as tomadas. Se puder, não use benjamins.
  • Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas;
  • Atenção com as crianças;
  • Cautela ao trocar a temperatura do chuveiro. Faça com ele desligado e usando calçado de borracha;
  • Cuidado com fios desencapados;
  • Atenção a voltagem compatível;
  • Não “dê uma de eletricista”. Contrate profissionais habilitados;
  • Cuidado até na troca de lâmpadas, delisgando o quadro geral da casa.



Contato Engerey WhatsApp