BE-A-BÁ da Elétrica Web
Capítulo 1
Conceitos Básicos de Eletrecidade
Conceitos básicos
Nos fios existem partículas invisíveis chamadas de elétrons livres que, assim como os planetas ao redor do sol, giram ao redor do núcleo dos átomos.
Quando uma força chamada tensão elétrica, impulsiona esses elé-trons todos na mesma direção, forma-se uma corrente elétrica. A multiplicação da tensão pela corrente é a potência elétrica. E a potência elétrica sendo utilizada durante um certo tempo é a energia elétrica.
A tensão é medida em volts, a corrente em ampéres, a potência em watts e a energia em quilowatt-hora.
Características da Rede
O sistema
No Brasil, o sistema de alimentação pode ser monofásico ou trifásico. O sistema monofásico é utilizado em serviços domésticos, comerciais e rurais, enquanto o sistema trifásico em aplicações industriais, ambos em 60 Hz.
Trifásico
As tensões trifásicas mais usadas nas redes industriais são:
- Baixa tensão: 220V, 380V, 440V;
- Média tensão: 2300V, 3300V, 4160V, 6600V e 13800V
O sistema trifásico estrela de baixa tensão, consiste de três condutores de fase (L1, L2, L3) e o condutor neutro (N), sendo este, conectado ao ponto estrela do gerador ou secundário dos transformadores.
Monofásico
As tensões monofásicas padronizadas no Brasil são as de 115V (conhecida como 110V), 127 e 220V.
Os motores monofásicos são ligados à duas fases (tensão de linha U) ou à uma fase e o neutro (tensão de fase Uf). Assim, a tensão nominal do motor monofásico deverá ser igual à tensão U ou Uf do sistema.