Veja como evitar o consumo excessivo de energia elétrica no inverno


Publicado em 10/07/2016Segmento: Sala de Imprensa



            Engenheiro dá dicas que podem ajudar a economizar na conta de luz durante os dias frios

 

O inverno está em seu ápice e é nesta época do ano que o consumo de energia aumenta no Brasil.

Caso o consumidor se descuide com o tempo do banho ou com o uso excessivo de aquecedores a conta pode aumentar em até 55% no final do mês.

O Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, dá algumas dicas que podem ajudar a economizar na conta de energia e mesmo assim manter-se aquecido nos dias frios.

Aquecedores:

Mantenhas as portas fechadas ao ligar o aquecedor, para evitar as trocas térmicas constantes entre o ambiente frio e o aquecido. Durante o inverno, este tipo de aparelho representa 25% do consumo de luz.

Chuveiro:

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da conta de energia. Se optar por deixar o chuveiro ligado na posição inverno, saiba que o consumo do chuveiro aumenta em até 35%. Por isso, evite tomar banhos quentes demorados.

Máquina de lavar e secadora:

Use sempre as capacidades máximas nas máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar evite usar a função de água aquecida e atente para a quantidade de sabão a fim de evitar repetir a operação de enxágue.

Recomenda-se o uso das secadoras quando as peças já passaram pelo varal e encontram-se apenas úmidas.

Ferro de passar:

Utilize este eletrodoméstico apenas uma vez por semana quando tiver acumulado roupa para passar.

Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos:

Ao comprar um eletrodoméstico, dê prioridade ao econômicos - com o selo Procel. Desligue-os ou retire-os da tomada quando não estiverem sendo utilizados. O modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.



Contato Engerey WhatsApp