Tudo sobre raios: conceito e curiosidades!


Publicado em 23/10/2017Segmento: Notícias



Você confere no blog da Engerey tudo sobre raios!  

Raios no Brasil

A posição geográfica situa o Brasil entre os países do mundo onde há maior incidência de raios. Um estudo científico também realizado em diversos países do mundo aponta que caem anualmente, em algumas das nossas regiões, mais de 216 raios por km. Esse índice é muito superior aos registrados anualmente na França (até 4 raios por km) ou na Alemanha (até 5,5 raios por km).
O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo: são 50 milhões de raios que causam mais de R$ 1,2 bilhões de prejuízos todos os anos.


                                          CONCEITOS DE RAIOS

O que são raios?

São um fenômeno natural, são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

Qual o seu poder destrutivo?

Raios podem provocar a destruição total das residências que tenham atingido, e frequentemente causam a “explosão” de transformadores da rede de energia além de danos aos eletrodomésticos, mesmo que tenham caído a grande distância das residências. Isso porque a intensidade da descarga de um raio varia de 2 mil a 200 mil ampéres. Para se ter uma idéia desse valor é só lembrar que em uma lâmpada comum de 60 Watts circula apenas 0,5 ampére.

Onde o raio costuma cair?

O raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga elétrica (por serem locais de maior concentração de cargas elétricas). Assim, torres metálicas, chaminés, topos de montanhas, árvores isoladas, casas construídas em descampados, edifícios altos, antenas externas e redes elétricas são pontos com
maior incidência de queda de raios.

Como o raio chega até a sua casa?

Embora a maior incidência de raios ocorra a grandes distâncias das residências, a corrente dessa descarga produz um campo  eletromagnético que se irradia pelo ambiente. Este campo eletromagnético provoca um surto elétrico nas redes de energia e de
telecomunicações, que se desloca facilmente até a sua casa. Em menor incidência, podem atingir diretamente casas, prédios e a própria rede elétrica, principalmente situados em pontos altos ou descampados.

Qual a duração de um raio?

Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos.

Um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar?

Pode. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. Como exemplo podemos citar o monumento Cristo Redentor, que é atingido anualmente por cerca de seis raios.

A energia de raio é grande?

Não. Embora a potência de um raio seja grande, sua pequena duração faz com que a energia seja pequena, algo em torno de 300 kWh, equivalente ao consumo mensal de energia de uma casa pequena.

Um raio pode atingir diretamente uma pessoa?

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos. Geralmente são os efeitos indiretos
associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios que trazem risco. As descargas também provocam incêndios e queda de linhas de energia.

Se uma pessoa for atingida por um raio, o que pode acontecer?

A corrente do raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes de pessoas atingidas por raio é causada por parada cardíaca e respiratória. Grande parte dos sobreviventes sofre por um longo tempo de sérias seqüelas
psicológicas e orgânicas.

Como saber se o raio caiu perto?

A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Qual o local com maior incidência de raios no Brasil?

A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.

Por que o Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios?

No Brasil, caem 50 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.

O que são raios negativos e positivos?

Raios negativos são raios que trazem cargas negativas da nuvem para o solo e positivos são os que trazem cargas positivas.

Qual a diferença entre relâmpagos e raios?

Relâmpagos são todas as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades, que se conectam ou não ao solo. Já os raios são somente as descargas que se conectam ao solo.

Existem raios em outros planetas?

Sim, evidências de raios já foram observadas em outros quatro planetas do sistema solar: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano.

As cidades influenciam a ocorrência de raios?

Pesquisas já indicaram visíveis aumentos de incidência de raios em áreas urbanas. Essa maior incidência de raios está relacionada ao aumento de temperatura (fenômeno conhecido como ilha de calor) e de poluição
nos centros urbanos.

O raio pode atingir locais diferentes no solo?

Sim, um raio é formado por mais de uma descarga e algumas delas podem atingir o solo em locais diferentes. Em cerca de 50% dos raios negativos, mais de um ponto é atingido no solo.

Um raio não atinge duas vezes o mesmo local?

Vale lembrar que, ao contrário do que afirma o ditado popular, um raio pode cair várias vezes em um mesmo lugar. Há registros de até 80 descargas elétricas em uma mesma torre e outra prova disso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que recebe cerca de seis raios por ano.

 

E o trovão??

  • O que é o trovão? 

Trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da atmosfera onde a corrente elétrica do raio circula.

  • A que distância pode-se ouvir o trovão?

Um trovão dificilmente pode ser ouvido se o raio acontecer a uma distância maior do que 20 quilômetros.

  • Qual a intensidade do trovão?

A intensidade de qualquer som é geralmente dada em decibéis. Um trovão intenso pode chegar a 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa
que está nas primeiras fileiras de um show de rock.

  • O trovão oferece algum perigo?

Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que
esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte.
 

FIQUE LIGADO!

Saiba o que é um surto elétrico e como se proteger dele no próximo artigo sobre Raios no blog da Engerey. e que publicaremos em breve. Acompanhe!

 

As informações acima foram coletadas do Guia Prático Be-a-Bá da Elétrica, desenvolvido pelas empresas Engerey Painéis Elétricos e Reymaster Materiais Elétricos.

Tenha acesso a outros conteúdos do setor através da versão mobile do guia. Clique aqui, saiba mais sobre o aplicativo e baixe gratuitamente!

 

 



Contato Engerey WhatsApp