Tipos e aplicações de sensores na indústria


Publicado em 25/01/2017Segmento: Notícias



Criados em 1950, os sensores tornaram-se ao longo dos anos peças fundamentais à automação industrial. Estes produtos são responsáveis pela detecção de quaisquer movimentações no ambiente fabril, seja para contagem de material, controle de direção, até nível de fluidos e verificação de material dentro do recipiente.

Há ainda os sensores utilizados para a segurança dos profissionais que operam o maquinário (NR-12). “Quando o usuário tenta infligir uma norma de segurança e posiciona alguma parte do corpo ou até mesmo um equipamento em local não permitido, a máquina para, impedindo que o trabalhador sofra danos físicos”, explica Bryan Michel Bueno, Engenheiro Eletricista e promotor técnico da Reymaster Materiais Elétricos – empresa que distribui sensores no Paraná.

Há sensores para diferentes aplicações. Os tipos de sensores industriais podem ser: Sensores de Pressão, Sensores de Temperatura, Sensores de Nível, Sensores de Vazão e ainda os mais comuns: indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico.

Segundo o engenheiro, o funcionamento dos sensores é baseado em uma alteração no ambiente (aproximação, calor, luz, etc.).  “Por isso é infinita a quantidade de soluções que se pode ter com os sensores, tudo é uma questão de análise e estudo. Importante salientar a escolha de sensores com precisão e qualidade”, orienta Bryan M. Bueno.

Com mais de 60 anos de existência, os sensores estão ainda mais modernos. Um dos últimos lançamentos do mercado são os Sensores Indutivos com toda a área traseira iluminada, resultando em maior visibilidade na comutação e consequentemente aumento da facilidade e rapidez na detecção caso haja algum problema.

 

TIPOS DE SENSORES

Sensores Indutivos

Os sensores indutivos, também conhecidos como sensores de proximidade, são dispositivos eletrônicos para o ambiente industrial na detecção de partes e peças metálicas não só de ferro ou aço, como também alumínio, latão e aço inox.

Sensores Capacitivos

Os sensores capacitivos detectam qualquer tipo de massa, logo, são aplicados onde existe a necessidade de detecção de materiais não metálicos como plásticos, madeiras e resinas. São utilizados também para detecção do nível de líquidos e sólidos.

Sensores Fotoelétricos

Aumentando o range de detecção sem contato físico, os sensores fotoelétricos são capazes de detectar não só partes e peças de máquinas automáticas, mas os próprios produtos manufaturados na linha de produção.

 

Sensores de Fibras Ópticas

 Sensores ópticos para fibras, modelos microprocessados, sistema de detecção da fibra por barreira ou fotosensora. Lentes opcionais para diversas aplicações.

Sensores Lasers

Os sensores laser têm alta sensibilidade e alta precisão se comparados aos tradicionais sensores fotoelétricos. Modelos não tubulares com alta resolução para as mais variadas aplicações.

Sensores Ultrassônicos

Sensores microprocessados com saída digital simples ou dupla, saída analógica em tensão ou corrente. Modelos especiais para detecção de folha dupla.

Sensores Magnéticos 

Os sensores de proximidade magnéticos foram idealizados para detectar o campo magnético gerado por um ímã que pode ser um acionador magnético. Podem ser aplicados no monitoramento de válvulas lineares ou cilindros pneumáticos.

Sensores Transdutores Lineares

Permite a detecção da posição sem contato, o que elimina o desgaste de peças e aumenta a vida útil do transdutor. Com excelente resistência mecânica a vibração e a choques, podem ser instalados em ambientes hostis, inclusive na presença de agentes contaminantes ou presença de pó.

Sensores de Pressão

Os sensores de pressão podem ser aplicados em ambientes fabris que requerem produtos robustos. Há versões para pressão diferencial, com bargraph, anti-corrosivo e display duplo. Modelos para ar comprimido, gases ou líquidos (inclusive corrosivos). Podem ser microprocessados com alta resolução, com display, amplificador separado. Modelos tubulares com invólucros compactos e vários tipos de saída e faixas de pressão

Sensores de Imagem

Os sensores da linha CVS são compactos e reúnem lente, sensor de imagem, LEDs, display LDC e processador em um único invólucro.

Barreiras Fotoelétricas

Versões para uso geral e segurança humana. Para segurança humana versões para proteção de dedos, mãos e braços, com controlador de segurança incorporado à barreira e classe de proteção 4.

 

ONDE ENCONTRAR SENSORES

A Reymaster Materiais Elétricos comercializa sensores da marca Contrinex, multinacional suíça presente em mais de 60 países. A empresa é líder mundial em sensores miniatura, sensores com grandes distâncias e dispositivos para condições de funcionamento exigentes (altas pressões e temperaturas).

  • Sensores industriais: Indutivos, Capacitivos, Fotoelétricos, Fibras Ópticas, Lasers, Barreiras Fotoelétricas, Ultrassônicos, Magnéticos, Transdutores Lineares, Pressão e Imagem.
  • Conectores e Cabos: Distribuidores de Sensores, Conectores, Cabos para Sensores e Cabos Multivias.
  • Fontes e Controle: Controles Eletrônicos e Fontes Industriais.


ENTRE EM CONTATO COM A REYMASTER:

(41) 3021-5000 ou vendas@reymaster.com.br / www.reymaster.com.br

 

PAINÉIS ELÉTRICOS DA ENGEREY

A Engerey Painéis Elétricos conta com uma linha completa de quadros elétricos, entre eles os de Automação - destinados a qualquer tipo de controle de processo.

A empresa oferta também Quadros Elétricos de Comando, ou Painéis de Acionamento de Motores ou CCMs, para as mais diversas aplicações e potências. Construtivamente, os Quadros de Comandos  podem ser fixos ou extraíveis, sendo em ambos os casos aplicados para controle, partida e proteção de motores, garantindo operações ininterruptas do sistema.

ENTRE EM CONTATO COM A ENGEREY:

(41) 3022-3050 ou engerey@engerey.com.br / www.engerey.com.br

 



Contato Engerey WhatsApp