SENGE do Ceará destacou Be-a-Bá da Elétrica


Publicado em 25/04/2016Segmento: Na Mídia



Guia Prático sobre Elétrica ganha versão Mobile em sua sexta edição

Aplicativo traz ferramenta para dimensionamento de barramento, fios cabos, e componentes de partidas de motores elétricos

Engenheiros e projetistas de todo o Brasil contam com um novo recurso para auxiliar no dimensionamento e instalação de equipamentos elétricos de maneira segura. A Engerey Painéis Elétricos lança a sexta edição do Be-a-Bá da Elétrica: um guia prático de consulta rápida que reúne conceitos e normas, além de apresentar diagramas e tabelas prontas de equivalências e especificações, que cruzam dados e facilitam os cálculos frequentes.

"O profissional não precisa mais entrar nos sites dos fabricantes, acessar diversas normas para assim cruzar informações e efetuar seus cálculos. É possível encontrar tudo pronto no Be-a-Bá", conta o Engenheiro Eletricista e idealizador do livro Fábio Amaral.

A sexta edição do Be-a-Bá foi totalmente reestruturada e traz o dobro de conteúdo de sua última publicação. Entre as principais mudanças houve a reestilização no formato das tabelas e do conteúdo, tornando a leitura mais fácil e agradável. As modificações contemplam ainda a atualização das leis que regem o segmento.

Para o Engenheiro Eletricista Meneghetto Alberti, a principal vantagem do Be-a-Bá da Elétrica é a economia de tempo. Ele trabalha na área há 9 anos, mas conhece o guia desde o primeiro estágio, em 2005. "Qual a corrente do motor? Como calculo a queda de tensão? Não lembramos de tudo, então o Be-a-Bá poupa o tempo da busca por estas informações. São vários cinco minutos diários que ao longo do ano somam mais de uma semana", afirma.

O guia apresenta informações confiáveis, todas com citação da fonte pesquisada. "Encontramos informações díspares na internet, e nenhuma cita fonte. O Be-a-Bá traz o valor correto citado em norma, como por exemplo tabela de barramentos de cobre conforme norma, alemã DIN de 1975. Este é o valor válido e ao qual algumas tabelas se remetem", explica Amaral.

Desde o seu lançamento em 2003, a Engerey já distribuiu 50 mil exemplares do guia impresso.

INOVAÇÃO - Versão Mobile

A sexta edição Be-a-Bá da Elétrica foi lançada também em versão Mobile. O aplicativo traz o conteúdo da versão impressa e ainda ferramentas úteis para dimensionamento de: barramentos, fios e cabos e componentes das partidas dos motores elétricos.

No caso do dimensionamento de barramento, por exemplo, é possível calcular a dimensão das barras com a conversão de metros para kilos."Dependendo da ampacidade da corrente que irá circular dentro de um painel elétrico, é preciso utilizar um barramento com espessura especifica. A medida que aumentamos a corrente, aumentamos o barramento. Mas, quanto? O aplicativo auxilia justamente neste cálculo. No software insere-se as condições ao qual o barramento será exposto, como a corrente, a medida a ser usada em milímetros ou polegadas, e o tratamento das barras. Então, o aplicativo traz as possibilidades de largura e comprimento", conta o autor.

Para o gerente de projetos em elétrica Carlos Alberto UzaiNishida, que utiliza o Be-a-Bá desde 2009, sua versão mobile traz praticidade aos profissionais. "Às vezes sabemos que está no guia, mas ele não está conosco em campo. Já o celular nos acompanha em todo lugar. Com a versão mobile do Be-a-Bá, o profissional levará a campo um resumo de tudo o que se vê na Engenharia, sendo mais assertivos em seu trabalho", diz.

Como baixar o app ou obter o guia impresso

Já é possivel baixar o aplicativo através das lojas Apple Store e Google Play (ou acesse www.engerey.com.br) ou receber a versão impressa em casa gratuitamente através de solicitação a ser realizada pelo e-mail: beaba@engerey.com.br.



Contato Engerey WhatsApp