Quatro incêndios por dia em Curitiba


Publicado em 08/10/2015Segmento: Na Mídia



Bombeiros de Curitiba combatem quatro incêndios por dia

Esta é a média de casos atendidos em Curitiba, segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros

 

O ano de 2015 está sendo quente em Curitiba. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, a Capital registrou 1.200 incêndios neste ano, o que dá uma média de aproximadamente quatro ocorrências por dia. Bem mais que um terço dos casos (algo em torno de 42%) são incêndios em edificações, em sua maioria causados por curtos circuitos originados da sobrecarga na fiação elétrica. 

“A maior parte dos incêndios acontece por causa do subdimensionamento dos sistemas elétricos. Trabalhamos cada vez mais com equipamentos que consomem muita energia e as instalações elétricas, principalmente as mais antigas, não estão preparadas. Como dificilmente as pessoas reformam a parte elétrica do imóvel, acabam acontecendo curtos circuitos”, aponta o engenheiro eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey.

Embora sejam menos comuns do que os incêndios ambientais, as ocorrências em edificações costumam ser mais trágicas. Em Curitiba, 32 pessoas se feriram neste ano nesse tipo de ocorrência e outras duas morreram. Em todo o Paraná, o número de feridos em incêndios em edificações chega a 126, enquanto o total de óbitos está em 23.

De acordo com Amaral, um dos erros mais comuns que pessoas cometem é usar o mesmo ponto para conectar várias cargas com a utilização do famoso T. “Se a corrente elétrica da soma dos aparelhos for maior que a suportada pela tomada, esta poderá causar curto e chegar até a derreter. Isso também sobrecarrega a fiação, o que pode vir a ocasionar curtos e faíscas em locais em que não é possível ver”, explica o especialista.

O processo até que se ocasione um incêndio, no entanto, é lento. Além disso, com um pouco de atenção é possível notar que há algo de errado. O sinal mais claro de que há algo de errado é a queda do disjuntor, um sinal de que a fiação está esquentando mais do que deveria. Amaral compara esta ocasião com uma bomba relógio, que causará problema mais cedo ou mais tarde.

“O fato final seria o incêndio, que não é causado da noite para o dia. Há vários desgastes. Com o ponto de conexão aquecendo e esfriando diversas vezes, vai chegar um momento em que a isolação vai quebrar de tanta fadiga. Mas antes disso, já é possível perceber alguns sinais de problemas, como o próprio fator de aquecimento e flutuações de tensão na rede, que é quando a iluminação começa a cair”, afirma Amaral.

Para evitar maiores problemas e até mesmo alguma tragédia, alguns cuidados simples são recomendados, como a troca da fiação por uma mais grossa, destinação de um fio e um disjuntor para cada tomada e a “aposentadoria” de adaptadores. A contratação de um profissional qualificado, porém, é indispensável.


“A forma mais prudente para se evitar esse tipo de situação é contratando um profissional da área que possa analisar como está a situação: se precisa de reforma, pequenas adequações ou a criação de algum circuito a mais”, diz Amaral. 


“É muito comum os ‘técnicos de final de semana’, mas não é recomendado que o próprio usuário tente resolver o problema. Você pode até acabar escondendo a situação, mas talvez esteja criando um problema ainda maior. Eletricidade é uma coisa muito séria e tem que ser tratada por profissionais qualificados”, finaliza o engenheiro eletricista.

 

Incêndios 2015 (dados até 07 de outubro)

Paraná

 

               Ambiental Edificação Meio de transporte    Total


Nº ocorrências  6665          3472         1626                              11763
Feridos                5            126           25                                   156
Óbitos                 0            23              2                                      25

 

 Curitiba

 

                Ambiental Edificação Meio de transporte Total
Nº ocorrências 510               502           188                              1200
Feridos                0              32              5                                   37
Óbitos                 0              2                 0                                   2

 

 



Contato Engerey WhatsApp