Quadros de Distribuição: conceitos e novidades


Publicado em 03/02/2017Segmento: Notícias



Os Quadros de Distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e também à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos. Esta proteção é feita por meio de disjuntores, com a inclusão opcional de DRs e DPS.

Os Quadros de Distribuição de Baixa Tensão são inseridos em uma construção em diferentes níveis:

1. O primeiro nível é o Quadro de Distribuição Geral (QGBTs) que recebe a energia elétrica diretamente do transformador. A proteção aqui é feita com disjuntores elétricos de 600A.

2. O segundo nível é o Quadro de Distribuição Principal inserido na Entrada da linha elétrica de um estabelecimento, como em um prédio. Ele direciona a energia elétrica para os apartamentos, e possui diversos disjuntores menores de 200A.

                                                       

 

3.   O terceiro nível é o Quadro Elétrico que está inserido, segundo o exemplo, dentro do apartamento, distribuindo energia para luminárias, tomadas e interruptores de cada cômodo.

Os QGBTs seguem as normas técnicas: NBR IEC 60439-1/60439-3 e NBR 5410, atendendo também a norma da companhia de distribuição, como a NTC – Norma Técnica Copel, sendo monofásicos, bifásicos ou trifásicos.

Compõem este produto: disjuntor geral, barramentos de interligação das fases, disjuntores dos circuitos terminais, barramento de neutro e de proteção, além de caixa metálica, chapa de montagem dos componentes, isoladores, tampa e sobretampa.

Quadros de Distribuição Inteligentes

Os Quadros Inteligentes, conhecidos também como Smart Panels, são quadros de distribuição com comunicação que permitem leitura remota.

Segundo Meneghetto Alberti, gerente da Engerey - empresa especializada na montagem de painéis elétricos em Curitiba -, estes produtos possibilitam medição automática através de painéis dinâmicos de energia que exibem informações sobre operação e consumo de energia.

“Gráficos, tabelas e imagens ilustram dados de energia a fim de facilitar a tomada de decisões. Por exemplo, um painel de energia pode mostrar que o sistema de ventilação de um edifício está consumindo mais do que deveria. Uma vez alertado para esse fato, o operador pode reduzir a velocidade do motor, reduzindo assim o consumo, sem qualquer impacto negativo no desempenho”, explica Meneghetto.

Isso vale também vale para a manutenção. “É possível programar um Smart Panel para que ele envie mensagens caso o disjuntor desarme por sobrecarga ou outro motivo. É possível saber data, horário, o motivo pelo qual o quadro desarmou e religá-lo se necessário, tudo através do celular”.

A Leitura e Controle do Smart Panel são realizados por meio de um software online, permitindo acesso em qualquer lugar do mundo.

“A COPEL utiliza muito este sistema, para ligamento e desligamento de disjuntores em caso de chuvas”, conclui o engenheiro.

 

Conheça: www.engerey.com.br/paineis-eletricos/quadro-de-distribuicao

E ainda: envie um e-mail para engerey@engerey.com.br ou entre em contato pelo telefone (041) 3022-3050

 



Contato Engerey WhatsApp