Quadros de Automação: conceito e características


Publicado em 03/03/2017Segmento: Notícias



Os quadros elétricos para automação protegem os CLPs: equipamentos eletrônicos que comandam e monitoram máquinas e processos.

A automação é uma das soluções disponíveis às empresas e indústrias que visam aumentar sua competitividade no mercado, independentemente do segmento em que atuam. O processo leva à redução de perdas, custo baixo, menor tempo de produção, alta qualidade e maior satisfação do cliente. Em resumo: melhora a eficiência dos processos produtivos.

A automação inicia pelo controle de máquinas e processos, sendo este realizado por meio dos Quadros/Painéis de Automação. Destacam-se aí os painéis para controle de linhas de montagem de automóveis, controle de bombas e de sistemas de climatização (HVAC - que em sua tradução que dizer Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).

Os Painéis de Automação (Quadros de Automação) são conhecidos no mercado ainda pelo nome de Painéis de CLP. Isso porque eles protegem os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), equipamentos eletrônicos digitais projetados para comando e monitoramento.

Os CLPs funcionam como computadores industriais, pois incluem processadores em seus hardwares para a operação de softwares para controle.

Os softwares que rodam nos CLPs são específicos e customizáveis para cada aplicação industrial, operando na maioria das vezes em tempo real.

Já os hardwares devem ser altamente resistentes, a fim de suportar condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão e outras situações comuns em ambientes industriais, por exemplo, e as quais um computador comum não suportaria. Deste modo, os painéis elétricos de automação são montados com filtros de harmônicos, ventilação forçada e protetor de surto para garantir a longevidade dos CLPs.

A Engerey Painéis Elétricos fabrica Quadros para Automação Indústrias personalizados e de acordo com as normas ABNT.

Conheça: www.engerey.com.br/paineis-eletricos/quadro-de-automacao



Contato Engerey WhatsApp