Quadro Geral de Baixa Tensão


Publicado em 22/12/2016Segmento: Notícias



Entradas de Energia

Tudo o que você precisa saber sobre a entrada de energia elétrica em baixa tensão. E mais: serviços fornecidos e os que necessitam de contratação, padrões e normas dos painéis de medição.

 

A ligação da energia em um estabelecimento é realizada em postes de luz e conduz a eletricidade até o QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão) ou Painéis de Entrada de Energia, que são utilizados pelas companhias de eletricidade para medição do consumo.

Como opção ao poste há também a ligação feita por baixo do solo, apesar de não ser a forma mais utilizada no Brasil. Contudo, nestes casos o QGBT deve ficar sempre em um local visível, para fácil acesso e medição.

As Entradas de Energia devem seguir as normas técnicas regulamentadoras de cada companhia de energia elétrica, a qual determina padrões para a instalação e atendimento das unidades consumidoras, que podem ser individuais (casas) ou coletivas, no caso de prédios.

Os condutores e equipamentos de medição (medidores, transformadores de corrente e bloco de aferição) são fornecidos e instalados pelas companhias de energia. De responsabilidade do consumidor ficam os outros demais materiais da entrada de serviço, devendo estar de acordo com as Normas Brasileiras. A boa utilização e manutenção de todos estes equipamentos ficam a cargo de cada usuário.

Os quadros gerais de Baixa Tensão devem possuir:

  1. Caixa para Medidor com tampa lacrável, destinada à instalação de medidores e acessórios;
  2. Caixa para Disjuntor lacrável destinada à instalação do disjuntor termomagnético da unidade consumidora;
  3. Disjuntor de Proteção Dispositivo de seccionamento automático destinado à manobra e limitação da sobrecorrente de carga ou de curto-circuito na instalação da unidade consumidora, instalado no interior da caixa de medição ou na caixa para disjuntor;
  4. Caixa de Passagem destinada a facilitar a instalação de condutores.

Importante ressaltar que é de responsabilidade de cada consumidor garantir que o poste esteja enterrado a uma profundidade mínima de 1 m, procedimento obrigatório e essencial à segurança. Entre os principais objetivos deste está o fornecimento de um caminho de escoamento às descargas atmosféricas.

 

A Engerey Painéis Elétricos fornece QGBTs conforme normas de diversas companhias de energia elétrica, como a COPEL (Companhia Paranaense de Eletricidade).

Características Técnicas (Padrão COPEL)

Para fazer o fornecimento de energia elétrica às instalações de unidades consumidoras a Copel possui normas que padronizam o QGBT - quadro geral de baixa tensão utilizado. Como premissa básica é necessário possuir sempre proteção e medição, conforme as NTCs Copel:

NTC901100 - Fornecimento em tensão secundária de distribuição

NTC901110 - Atendimento a edificações de uso coletivo

NTC903100 - Fornecimento em tensão primária de distribuição

NTC910100 - Caixas para equipamentos de medição

NTC920100 - Caixas para equipamentos de medição fabricação em material polimérico

NTC910099 - Normas complementares para atendimento em baixa tensão

NTC940020 - Agrupamentos de Unidades Consumidoras – Caixas Metálicas

NTC930020 - Agrupamentos de Unidades Consumidoras – Caixas em Material Polimérico

NTC917100 - Postes de Concreto para Entradas de Serviço

NTC917120 - Postes de Divisa – Alternativas e orientações

NTC957100 - Postes de Aço Galvanizado para Entradas de Serviço

 

Conheça: www.engerey.com.br/paineis-eletricos/quadro-geral-de-baixa-tensao

E ainda: envie um e-mail para engerey@engerey.com.br ou entre em contato pelo telefone (041) 3022-3050



Contato Engerey WhatsApp