Prontuário das Instalações Elétricas não deve ser terceirizado


Publicado em 07/10/2016Segmento: Sala de Imprensa



O PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) é a documentação exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que reúne informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores. O objetivo principal é obter as melhores condições de segurança e de operação para os trabalhadores envolvidos com as instalações e usuários.

Segundo o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho João José Barrico, a organização do PIE faz com que as empresas estejam menos sujeitas a danos elétricos e acidentes. E para isso, é importante que esta documentação seja organizada pela própria empresa, dentro de sua cultura. "O que acontece hoje em dia é que muitas empresas terceirizam a manutenção de suas instalações e não atentam para a organização dessa memória documental de tudo o que se refere às instalações e serviços com eletricidade. É oportuno observar que esse conjunto de documentos deve ficar disponível para os órgãos fiscalizadores”.

O Engenheiro Eletricista Fabio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, esclarece que o PIE é um documento exigido pela NR-10 desde 2005 e aplica-se a empresas com potência instalada acima de 75 kVA.

Mais informações sobre o PIE serão apresentadas no CINASE 2016 – Circuito Nacional do Setor Elétrico, que acontece dias 13 e 14 de Outubro em Curitiba - na FIEP – PR.

 

SOBRE O EVENTO: Curitiba sedia nos dias 13 e 14 de Outubro o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE).  O evento está em seu sétimo ano consecutivo de realização e já cumpriu 25 etapas desde 2010 em mais de 15 cidades diferentes. O tema de 2016 é: “Uma Viagem pelas Instalações Elétricas – Conceitos & Aplicações“ e conta com uma programação de palestras com assuntos como Eficiência Energética na Indústria; Qualidade de Energia, Energias Renováveis; etc. Em paralelo ao Congresso, será realizada uma feira com exposição de produtos, equipamentos, sistemas e serviços do setor.

O evento é direcionado a engenheiros, projetistas e técnicos da indústria, de setores públicos, e de empresas do setor terciário como: construtoras, concessionárias de energia elétrica, distribuidores e revendedores de materiais elétricos, além de professores e estudantes. O CINASE 2016 conta com o apoio da UFPR, CREA-PR, SENGE-PR, IEP (Instituto dos Engenheiros do Paraná), Institutos Lactec, Reymaster Materiais Elétricos, Engerey Painéis Elétricos, COPEL, APEE (Associação Paranaense dos Engenheiros Eletricistas) e Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

 

SERVIÇO:

Data: 13 e 14 de Outubro

Horário: Das 7h30 às 18h30

Local: Centro de Eventos da FIEP. Rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico (Curitiba-PR)

Informações: www.engerey.com.br  e inscrições: eventos@reymaster.com.br



Contato Engerey WhatsApp