Panes elétricas em aeroportos podem ser evitadas com painéis elétricos eficientes, tecnológicos e certificados


Publicado em 07/11/2023Segmento: Notícias


Ocorrências como falta de emergia impactam diretamente em diversos serviços aeroportuários

Em 2021, o aeroporto de Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, enfrentou uma situação de falta parcial de energia devido a uma queda de fornecimento de elétrico, pelo mau funcionamento de um gerador em razão de um problema no disjuntor. Outro problema, mais recente, ocorreu no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOGaleão, que sofreu uma interrupção no fornecimento elétrico em circunstância de uma pane de subestação do terminal.

Ocorrências como essas impactam diretamente em diversos serviços aeroportuários, como no embarque e desembarque, dos profissionais e passageiros que transitam diariamente nesse ambiente.

Para evitar esses tipos de transtornos, uma solução presente no mercado são os painéis elétricos certificados SM6 de média tensão. Os equipamentos são indicados para uso em redes de distribuição elétrica de até 24kV. Os cubículos modulares permitem a  expansão de forma simples, sem a necessidade de grandes mudanças na subestação elétrica.

Os equipamentos são conectados por meio de sensores wireless e podem ser monitorados em tempo real de onde estiver.  Dessa forma, é possível agir de maneira preditiva para detectar riscos e tomar decisões estratégicas para evitar quaisquer problemas.  Além disso, em caso de detecção de falhas, os quadros podem continuar operando de maneira segura, conforme a norma vigente NBR IEC 62271-200.

“Com o monitoramento 24/7 é possível, por exemplo, detectar problemas no estágio inicial, como pontos quentes, evitando a parada e inoperância do painel” disse Fábio Amaral, CEO da Engerey, empresa parceira da gigante francesa Schneider Electric na fabricação de painéis de média tensão SM6 e certificada EcoXpert MV.

Esse tipo de painel opera com sistema de automação inteligente baseada em internet das coisas (IoT) e Cloud Computing. Além da análise preditiva, os painéis também são capazes de gerar relatórios e dashboards que permitem  compreender as informações geradas de maneira mais simples e didática. O monitoramento pode ser realizado via smartphone, site ou tablets.  



Contato Engerey WhatsApp