Painéis elétricos inteligentes otimizam custos em um dos maiores setores da economia do país: o agronegócio


Publicado em 06/04/2023Segmento: Notícias



Consumo fica menos oneroso e impacta a produtividade e o rendimento do negócio

 

Um dos insumos essenciais para o agronegócio, a energia elétrica é o princípio de tudo. É o que movimenta as máquinas, ajuda na preparação dos insumos para a produção, passando pela estocagem, conservação e logística na comercializaçõa dos produtos agrícolas.

O relatório “Energia, Agricultura e Mudança Climática”, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), revelou que o agronegócio é responsável pelo consumo de cerca de 30% da energia mundial. Com a perspectiva de crescimento populacional e de maior produção de alimentos, a tendência é que o número aumente.

Neste cenário, a conta de luz elevada, somando-se aos problemas de abastecimentos das regiões rurais do país e à crise hídrica representam custos adicionais aos produtores. Para otimizar a produção e reduzir os custos operacionais, uma das alternativas é a implantação de painéis elétricos inteligentes.

Isso porque os painéis conseguem fazer a correta distribuição de cargas das máquinas a partir do uso de modernos componentes elétricos, proporcionando eficiência ao consumo de energia elétrica dos equipamentos em uma agroindústria, por exemplo, como os motores, ou até mesmo a iluminação em barracões de estocagem. “Além de reduzir desperdícios, os quadros se tornam aliados para o setor, porque promovem a gestão contínua de energia, eliminando paradas para manutenção que não precisariam acontecer, e entregam eficiência energética, tornando o consumo menos oneroso e aumentando a produtividade”, defende Fábio Amaral, CEO da Engerey.

Fábio Amaral, CEO da Engerey

A empresa dispõe de painéis conectados de média e de baixa tensão, ambos da francesa Schneider Electric. Os quadros de baixa tensão são da linha PrismaSeT e são robustos, de até 4000A, com conectividade integrada e curto-circuito de até 100kA.

O produto é voltado para o gerenciamento de energia mais complexo, a exemplo de maquinários, e utiliza tecnologia inteligente para maior segurança das atividades rotineiras e continuidade na operação dos equipamentos.

Os quadros também têm acoplados a tecnologia IoT e Cloud Computing. Por meio de sensores inteligentes é possível detectar superaquecimento de cabos e evitar, assim, possíveis incêndios. Tudo podendo ser acompanhado em tempo real.

“Quando um empreendedor do campo investe em painéis elétricos, consegue economizar em energia consideravelmente e, assim, tornar seu negócio mais sustentável”, reforça Amaral.

Outra vantagem do uso do painel elétrico é a customização, uma vez que o quadro somente é instalado depois de estudada a real necessidade da empresa para ter um retorno mais rápido e tangível do investimento.

Saiba mais: https://www.engerey.com.br/



Contato Engerey WhatsApp