Painéis Elétricos Baixa Tensão - Artigo Revista Lumière


Publicado em 01/04/2016Segmento: Na Mídia



Painéis Elétricos Baixa Tensão conforme ABNT NBR IEC 60439-1 e ABNT NBR IEC 60439-3

 

Os painéis TTA / PTTA são painéis projetados para atender completamente a norma “NBR IEC 60439-1 – Conjunto de Manobrae Controle de Baixa Tensão”, garantindo uma maior segurança pessoal e patrimonial.

 

1– REGULAMENTAÇÃO

A Norma é de uso voluntário

- ABNT NBR 5410

- ABNT NBR IEC 60439-1

- ABNT NBR IEC 60439-3

A regulamentação torna a norma de uso obrigatório

-Normas regulamentadoras - (NR)

-Portaria nº 456/00 – ANEEL/MME

-Lei Federal nº 8078/90 – Código de Defesa do consumidor

Normas regulamentadoras (NR) – SSMT/MTb

NR-10 em 10.1.2: “Nas instalações e serviços em eletricidade,devem ser observadas no projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos oficiais competentes e, na falta destas, as normas internacionais vigentes”.

Portaria nº 456/00 – ANEEL/MME

  • Art. 3º - 1a: “Efetivado o pedido de fornecimento à concessionária, esta cientificará o interessado quanto a obrigatoriedade de observância, nas instalações elétricas da unidade consumidora, dasnormas... Oficiais... da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e das normas e padrões da concessionária, postos adisposição do interessado”.

Lei Federal nº 8078/90 – Código de Defesa do consumidor

  • Art. 39 - VIII: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços,colocar no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço emdesacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO”.

CAPÍTULO 15 - PAINÉIS TTA/PTTA - CONFORME NBR IEC 60439-1

  • Art. 12 – Responsabilidade pelo fornecimento do PRODUTO. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produtoou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau denocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

Lei Federal nº 8078/90 – Código de Defesa do consumidor

  • Art. 14 – Responsabilidade pelo fornecimento do SERVIÇO. - O fornecedor de serviços responde, independente da existência desculpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua função e riscos.
  • Art. 7 – Parágrafo único, Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo.

2 - APLICAÇÃO

Esta Norma aplica-se aos CONJUNTOS de manobra e controle de baixa tensão (CONJUNTOS com ensaio de tipo totalmente testados (TTA) e CONJUNTOS com ensaio de tipo parcialmente testados (PTTA)), em que a tensão nominal não exceda 1 000 VCA, afrequências que não excedam 1 000 Hz, ou 1 500 VCC, destinados aos CONJUNTOS que incorporam equipamentos de controles e/ou de potência.

Também se aplica aos CONJUNTOS projetados para uso sobcondições de serviço especiais, como, por exemplo, em navios, em veículos ferroviários, por máquinas-ferramenta, por equipamentos de içamento ou em atmosferas explosivas, e domésticas contanto que os requisitos específicos pertinentes sejam respeitados.

Esta Norma não se aplica a componentes individuais e componentes auto-suficientes, como dispositivos de partida demotor, disjuntores, interruptores e dispositivos fusíveis, componentes eletrônicos etc., os quais devem atender às suas normas específicas.

O objetivo da norma NBR IEC 60439-1 é estabelecer as definições e indicar as condições de serviço, os requisitos de construção, ascaracterísticas técnicas e os ensaios para CONJUNTOS de manobra e controle de baixa tensão.

3 - DEFINIÇÕES: ( TTA X PTTA )

33.3.1 - Conjunto de manobra e controle de baixa tensão com ensaios de tipo totalmente testados (TTA) CONJUNTO de manobra e controle de baixa tensão em conformidade com um tipo ou sistema estabelecidos, sem desvios que influenciem significativamente o desempenho em relação àquele CONJUNTO típico verificado que está em conformidade com esta Norma.

34.3.2 - Conjunto de manobra e controle de baixa tensão com ensaios de tipo parcialmente testados (PTTA) conjunto de manobra e controle de baixa tensão contendo disposições de tipo ensaiado edisposições de tipo não ensaiado, contanto que o último é derivado (por exemplo, por meio de cálculo) de disposições de tipo ensaiado que satisfizeram os ensaios pertinentes.

NOTA 1 Ao longo desta Norma, a abreviação TTA é usada para designar um conjunto de manobra e controle de baixa tensão com todos os ensaios de tipo.

NOTA 2 Ao longo desta Norma, a abreviação PTTA é usada para designar um CONJUNTO de manobra e controle de baixa tensão com ensaio de tipo parcialmente testado.

 

 

 

 

 

 

 

 

4 - CLASSIFICAÇÃO DE ENSAIOS

4.1 - Ensaios de tipo

Os ensaios de tipo são destinados para verificar a conformidade com os requisitos colocados na norma NBR IEC 60439-1, para um determinado tipo de CONJUNTO. Ensaios de tipo serão realizados em uma amostra definida do CONJUNTO ou em partes do CONJUNTO fabricadas com base no próprio projeto ou de um projeto semelhante.

4.2 - Ensaios de rotina

(ver subseção 8.3 da norma NBR IEC 60439-1)

Os ensaios de rotina são destinados para detectar falhas em materiais e na fabricação. Eles são realizados em todo CONJUNTO, depois quefor finalizada a montagem, ou em cada unidade do CONJUNTO. Não é requerido outro ensaio de rotina no local de instalação.1

 

 

4.3 – Detalhamento dos Ensaios



Contato Engerey WhatsApp