Painéis elétricos aprimoram a produção na indústria alimentícia reduzindo os custos sem comprometer a qualidade


Publicado em 06/11/2023Segmento: Notícias


Painéis de média tensão são essenciais na  indústria alimentícia

A conservação de alimentos muitas vezes se resume ao congelamento ou à manutenção em temperaturas adequadas, tornando a geladeira um item indispensável. No entanto, esse conforto vem acompanhado do custo de energia elétrica. Agora, imagine a complexidade enfrentada por uma indústria, que precisa manter suas operações em perfeitas condições para a venda e distribuição aos consumidores finais. O consumo elétrico assume proporções significativas.

Segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2023 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal, a indústria alimentícia é a segunda que mais consome eletricidade, ficando atrás da metalúrgica.

O consumo de eletricidade nos setores de Alimentos e Bebidas aumentou 9,2% e 7,7%, respectivamente, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O levantamento foi realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE, e os dados são do monitoramento periódico de indústrias e grandes empresas que adquirem seu fornecimento no Ambiente de Contratação Livre — ACL, também conhecido como mercado livre. No caso do ramo alimentício, a carga consumida foi de 2.387 megawatts médios.

Manter uma operação industrial no setor alimentício em pleno funcionamento não é uma tarefa simples. Para contornar desafios ligados à energia elétrica, a indústria precisa adotar tecnologias apropriadas que assegurem uma distribuição eficiente de energia, evitando interrupções devido a problemas elétricos.

Nesse cenário, o uso de painéis elétricos de média tensão figuram como um meio seguro e eficaz. O painel elétrico funciona como o “cérebro”, comandando o funcionamento de toda a instalação elétrica da indústria, evitando problemas que possam comprometer o fornecimento de energia, como curto-circuito, e a continuidade da produção.

“Os painéis de média tensão são essenciais na automação industrial, abrangendo desde tarefas simples às mais complexas. Eles desempenham um papel fundamental ao minimizar riscos e prevenir interrupções inesperadas nas operações das máquinas. Porém, os quadros precisam ser certificados e estar em conformidade com as normas, pois, qualquer falha pode comprometer a operação local e a segurança dos colaboradores”, disse Fábio Amaral, CEO da Engerey, empresa especializada em painéis elétricos tipo SM6, da francesa Schneider Electric.

                                                                                    

                                                                                                             Fábio Amaral

Os quadros SM6 são destinados às indústrias e seguem as normas de segurança IEC 60.694, especificações para normas de equipamentos de manobra de alta tensão e mecanismos de comando. Além de assegurar qualidade e segurança, o painel SM6 opera através da Internet das Coisas (IoT) e da Computação em Nuvem. Por meio de sensores sem fio, é possível identificar problemas potenciais ou riscos em tempo real, independentemente da localização. Essa abordagem possibilita a análise cruzada de informações e a adoção de medidas rápidas e eficazes para decisões embasadas e seguras.

"Esses painéis permanecem conectados 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso significa que os gestores têm a capacidade de antecipar qualquer problema que possa surgir e agir de forma preditiva para evitar cenários adversos, como curto-circuito, quedas de energia ou qualquer outro contratempo. Esse monitoramento é um aliado para decisões mais precisas, sendo ainda mais valioso por estar em conformidade com as normas regulamentares", acrescenta Fábio.



Contato Engerey WhatsApp