Painéis Certificados garantem a segurança e a gestão energética de shoppings e grandes empreendimentos


Publicado em 16/07/2020Segmento: Notícias



Engenheiro da Engerey Painéis Elétricos explica como Painéis Certificados são fundamentais para o bom funcionamento de instalações de grande porte

 

A distribuição e a gestão de energia de um conglomerado de instalações não são tarefas simples. Um shopping center, por exemplo, que tem lojas, áreas comuns, iluminação, praça de alimentação, cinema e alguns até mesmo com mini-parques de diversões agrupados em um espaço comum demanda uma engenharia muito bem definida e elaborada para que o suprimento de energia atinja todo o empreendimento.

Para que esta ações sejam eficientes e seguras, normalmente são utilizados painéis elétricos (quadros elétricos) que devem seguir a certificação definida pela norma IEC 61439, vigente desde 2003 e que regulamenta os conjuntos de manobra de controle de baixa tensão, para instalações de até 4.000 amperes, como a de um shopping, por exemplo.

A norma tem por objetivo padronizar a construção de painéis elétricos, que devem passar por testes, ou ensaios, atendendo uma série de pré-requisitos como limites de elevação de temperatura; propriedades dielétricas; resistência a curtos-circuitos; eficácia do circuito de proteção; distâncias de isolamento e linhas de fuga; funcionamento mecânico e grau de proteção.

Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos - empresa especializada na fabricação de painéis elétricos para o setor comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil -, atenta para o rigor e importância da norma ao se construir um painel elétrico (quadro elétrico) desse porte. “Se em casa, instalações elétricas mal feitas já são um risco à vida, imaginem em um empreendimento que abriga inúmeras instalações e pessoas. A viabilidade energética de um local desses passa fundamentalmente por um Painel Certificado”.

O engenheiro cita como exemplo o Painel Elétrico Schneider, modelo Prisma, comercializado pela Engerey. Por ser uma painel que atende as todas as certificações impostas pela norma IEC 61439, este produto é uma das melhores opções do mercado. Ele passa por inúmeras verificações e ensaios de rotina destinados a detectar falhas, garantindo a nulidade de riscos às instalações e aos operadores.

Outra vantagem é que o Prisma é um Painel Certificado de fácil instalação. O tamanho do invólucro é determinado de acordo com os equipamentos instalados, observando as reservas necessitadas e a forma de posição das conexões.“A manutenção é muito facilitada por conta das conexões serem acessadas pela frente do painel elétrico. Qualquer intervenção é mais rápida e prática” elucida Fabio Amaral.

Todas essas precauções não são em vão. A falha em um painel elétrico desse porte pode causar, além da interrupção do serviço de energia, acidentes de grandes proporções que inevitavelmente custarão a vida de pessoas. Por isso, faze-se necessário um Painel Elétrico Certificado e de qualidade ao construir e operar um empreendimento.

“Com todas as verificações atendidas, os painéis Prisma certamente garantem a continuidade de serviço, mantendo a segurança do pessoal qualificado durante os trabalhos de manutenção”, finaliza Amaral.

 

Saiba mais sobre Painel Elétrico / Quadro Elétrico Certificado: http://www.engrey.com.br/paineis-eletricos/tta-ptta

 

Sobre a Engerey Painéis Elétricos: A empresa iniciou suas atividades em  2002, através da criação de um departamento de montagem de Painéis dentro da empresa Reymaster – Materiais Elétricos. A partir de 2004, com o aumento da demanda de mercado e com a necessidade de maior espaço, e de uma empresa atuando com soluções completas em montagem de painéis elétricos e automação, nascia então, a ENGEREY – Painéis Elétricos. A Engerey atua no desenvolvimento de projeto de painel elétrico e na montagem de painéis elétricos, aplicando sua vasta experiência, conhecimento técnico e certificações, no atendimento de clientes com soluções para o setor comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil.

 



Contato Engerey WhatsApp