Os perigos de um T na tomada


Publicado em 12/07/2018Segmento: Notícias



Eng. Eletricista da Engerey Painéis Elétricos explica como evitar acidentes

 

A utilização do Benjamin, os populares Ts, não é proibida no Brasil. Mas, se estiver utilizando este produto, vale a pena ficar atento às dicas abaixo, pois todo o cuidado é pouco para não se expor a riscos que vão desde choques, passando por queima de aparelhos e até incêndios, originados de um curto-circuito.

Estes produtos são usados principalmente em instalações elétricas antigas, acima de 20 anos, onde o número de tomadas das edificações não é suficiente para alimentar a grande quantidade de eletroeletrônicos e eletrodomésticos presentes em nosso cotidiano atual. Os benjamins também são encontrados em instalações novas em que não se aplicaram os critérios estabelecidos pelas normas, que determinam um número mínimo de tomadas para uso geral e de uso específico em uma edificação.

“A utilização de um T ou réguas de tomadas podem até resolver um problema imediato quando falta tomada para muitos aparelhos, mas certamente causa outros. A tomada é projetada para suportar uma determinada corrente, 10 ou 20 Amperes. Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar em um superaquecimento”, explica o engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, Fábio Amaral.

Segundo o engenheiro, o primeiro sinal de aquecimento no circuito é a queda da chave, do disjuntor no quadro elétrico residencial.

Muitos incêndios residenciais iniciam-se pelo mau uso do T e das extensões de tomadas. Além disso, o aquecimento dos fios colabora para o aumento do preço na conta de luz e desperdícios de energia elétrica.

Para não haver problemas, alguns cuidados são necessários. “Ao aumentar a potência de uma tomada, usando eletrodomésticos em um T, deve-se aliviar outras que estejam ligadas no mesmo circuito, para não sobrecarregá-lo”, explica. Uma maneira de reduzir o uso do benjamin é aumentar o número de tomadas no mesmo ponto, desde que respeitando o limite a que circuito foi dimensionado.

“Nunca utilize um benjamin conectado a outro para não ocasionar sobreaquecimento e curto circuito”, conclui o engenheiro.

 

Saiba tudo sobre tomadas e os perigos de uma adaptação mal realizada para ligar aparelhos eletrônicos! Acompanhe a matéria realizada pelo SBT Paraná com a Engerey sobre o assunto:

 



Contato Engerey WhatsApp