O que é um Centro de Medição de Energia Elétrica?


Publicado em 01/11/2018Segmento: Notícias



Acompanhe o conceito técnico do Centro de Medição de Energia Elétrica e seus padrões gerais

 

Centro de Medição é um equipamento utilizado para a leitura do consumo de energia elétrica nos estabelecimentos.

Os centros de medição são formados por caixas metálicas ou de policarbonato onde ficam localizados os relógios medidores da concessionária de energia da localidade.

Cada concessionária de energia possui padrões específicos para a instalação e medição. No geral, estes equipamentos possuem cabos de entradas e saídas de energia e sendo assim monitoram todo o gasto mensal de cada unidade consumidora.

Comumente, os centros de medição também agregam sistemas de proteção contra curtos circuitos, choques elétricos e incêndios.

Existem duas maneiras distintas de um Centro de Medição receber energia elétrica da concessionária: pelo sistema aéreo e pelo subterrâneo.

Aéreo: o CM necessita de um poste de entrada localizado no limite da propriedade com a via pública. O ramal de alimentação aéreo deve estar conectado aos ramais principais da edificação no topo do poste para levar energia até o centro de medição.

Subterrâneo: o CM é alimentado pelo ramal subterrâneo da concessionária de modo direto, sem precisar de poste. O ramal de alimentação subterrâneo é conectado diretamente na caixa seccionadora de entrada no centro de medição.

 

Manutenção é necessária

É importante ficar sempre atento às instalações elétricas, principalmente em imóveis mais antigos. Com os centros de medições não é diferente.

Os hábitos de consumo têm se alterado nos últimos anos, com a utilização cada vez maior de aparelhos eletroeletrônicos. Isso afeta diretamente a instalação e por consequência os centros de medição, ocasionando falhas em seus componentes e superaquecimento nos cabos e fios, aumentando assim o risco de acidentes, curtos-circuitos e incêndios. Assim, faz-se necessária a manutenção periódica de todo o sistema elétrico patrimonial, lembrando que está sempre deve ser realizada por uma empresa ou profissional capacitado.

 

 

Sobre a empresa: A Engerey é especializada na fabricação de quadros elétricos, entre eles os Centros de Medição. A empresa está localizada em Curitiba (PR), possui certificação ISO 9001 e mais de 15 anos de experiência no mercado nacional. Conheça: www.engerey.com.br

 

Notícias relacionadas:

Características técnicas dos Centros de Medição e a Importância do Lacre  



Contato Engerey WhatsApp