O que é Power Tag e a sua importância nos Painéis Inteligentes


Publicado em 06/12/2019Segmento: Notícias



Smart Panels com power tag: o dispositivo que garante a eficiência energética nas edificações

 

As tecnologias voltadas para a eficiência energética de empresas e indústrias estão cada vez mais difundidas no Brasil. 

O número de estabelecimentos, como shoppings e supermercados, e indústrias que utilizam painéis inteligentes (Smart Panels) cresce exponencialmente, garantindo o gerenciamento de máquinas, da iluminação e de toda a sua parte elétrica de modo remoto e eficiente.

Como uma das últimas inovações na área está o Power Tag, um dispositivo desenvolvido pela Schneider Electric que possibilita uma economia de energia em potencial de até 30%.

Trata-se de um sensor de energia, sem fio com comunicação wireless, que é conectado aos disjuntores de um quadro elétrico com a finalidade de medir a tensão, corrente, consumo (kW/h), fator de potência, entre outras grandezas. 

Conectado, de modo wireless, ao outro componente intitulado Power Tag Link, que possibilita acesso remoto, o Power Tag envia informações e alertas em tempo real, diretamente para um smartphone ou computador.

“Com os dados gerados a partir do Power Tag em mãos e em qualquer lugar do mundo é possível verificar que circuitos consomem mais energia e tomar decisões assertivas para a redução de gastos”, explica Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, empresa parceira da Schneider e que instala quadros inteligentes com o Power Tag. 

Além do acesso e monitoramento em tempo real, o Power Tag possibilita o acionamento e o controle dos circuitos ligadas a eles. "Cada Smart Link Si-B concentra até 20 Power Tags, ou seja, até 20 circuitos podem ser medidos e até controlados", complementa o especialista.

Com ele também é possível verificar anormalidades nas instalações, como dispositivos como disjuntores que estão sofrendo sobretensão. “É possível também programar com maior facilidade as manutenções preditivas dos equipamentos. O sistema a ele conectado emite alerta automaticamente quando determinado componente atingiu o total de manobras a ele permitido ou chegou ao fim de sua vida útil e os envia via e-mail”, afirma o diretor da Engerey.

A conexão do Power Tag é feita em qualquer disjuntor, seja ele já instalado ou não, com a configuração unipolar, bipolar, tripolar e tetrapolar.

Em tempo: recém-lançado no mercado, a Schneider disponibiliza ainda o Power Tag Link HD, um concentrador para monitoramento que atende até 100 Power Tags. 

 

A Engerey Painéis Elétricos está no mercado desde 2002 e fabrica painéis elétricos inteligentes para os mais variados segmentos e aplicações. Conheça: www.engerey.com.br e/ou entre em contato: (41) 3022-3050. 



Contato Engerey WhatsApp