Mortes por choques elétricos entre pedreiros e pintores aumentaram 175% nos últimos 4 anos


Publicado em 09/08/2018Segmento: Notícias



Número de acidentes entre estes profissionais supera o registrado com eletricistas, que apresentou queda de mais de 50% no mesmo período

 

Acidentes causados por choques elétricos registrados entre pedreiros, pintores e seus ajudantes tiveram um aumento elevado nos últimos quatro anos, segundo relatório da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade).

A alta no índice de mortes entre estes profissionais no período de 2014 a 2017 foi de quase 175% . Em 2014 foram registradas 31 ocorrências contra 85 em 2017.                       

A pesquisa indica que os acidentes envolvendo pintores acontecem muitas vezes ao encostar materiais metálicos como barras de ferro ou extensores dos rolos nas redes de energia elétrica. Já entre os pedreiros a falta de cuidado ao ligar equipamentos elétricos como betoneiras e furadeiras é a principal causa das mortes.

O Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, explica que é comum em construções encontrar “gambiarras”, que são ligações elétricas mal realizadas com fios dispersos pelo chão, situação que aumenta a chance de choques elétricos.

Para ele, cuidados simples poderiam ter evitado estes incidentes, como o uso de equipamentos de proteção e até mesmo o de quadros de tomadas, indicados pela norma de segurança NR-10. “O uso de um quadro de tomadas evita que os fios fiquem soltos no meio do canteiro de obras e nele há também dispositivos de proteção à vida como o DR, que identifica quando ocorre um choque, desligando automaticamente a corrente elétrica e assim salvando vidas”.

 

FOTO: Engenheiro Fábio Amaral criou opção portátil de um Quadro de Tomadas, para ampliar o acesso à solução que salva vidas na construção civil.

Pensando em ampliar o acesso à tecnologia, o engenheiro criou uma opção portátil de um quadro de tomadas que pode ser levado para todos os lugares. “Inclusive o quadro recebeu o slogan Chega de Gambiarra, justamente para chamar a atenção dos trabalhadores em relação aos cuidados que devem ter e a importância de utilizar o produto”, conta Amaral.

O especialista ressalta que o cenário atual de acidentes no Brasil mostra o quanto à população ainda desconhece os perigos da eletricidade e que a conscientização é um dos melhores caminhos. Prova disso, é que o número de mortes por choque elétrico de pintores, pedreiros e ajudantes supera o de eletricistas em 125% no período analisado. Entre estes últimos profissionais os dados revelam uma queda gradativa entre os anos de 2014 e 2017 de mais de 50% nos acidentes fatais, passando de 20 a 9 mortes, respectivamente.

 “Isso é um sinal que os eletricistas têm mais acesso a informações e compreendem melhor os riscos que o seu trabalho oferece, optando por mais segurança e proteção”, conclui o engenheiro.

 

Matérias relacionadas:

Novo produto promete eliminar acidentes com eletricidade em canteiros de obras habituados com gambiarras
Matéria sobre Instalações Elétricas em Canteiros de Obras - Revista do CREA-PR com a Engerey

 

Sobre a Engerey: A empresa possui mais de 15 anos de mercado e atua no desenvolvimento de projetos e na montagem de painéis elétricos, aplicando sua vasta experiência, conhecimento técnico e certificações, no atendimento de clientes com soluções para o setor comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil.

 

 

 



Contato Engerey WhatsApp