Maior evento de Data Centers no mundo contou com a participação da Schneider Electric, com pautas voltadas para sustentabilidade


Publicado em 11/03/2024Segmento: Notícias



A gigante francesa levantou uma série de discussões sobre IA, consumo de energia e como melhorar a eficiência energética de data centers

A cidade de Londres recebeu um dos mais importantes eventos sobre data centers, que mergulhou nas últimas inovações tecnológicas para este mercado.

Trata-se do Data Center World, realizado no Excel London e integrado ao Tech Show London. Com mais de 15 mil participantes ao longo de dois dias, ofereceu mais de 100 horas de conteúdo diversificado. As conferências principais abordaram temas como "Redefinindo Data Centers: Sustentabilidade, Resiliência e Inovação Tecnológica". Durante o encontro, líderes globais compartilharam insights sobre compromissos líquidos zero, esforços de descarbonização e operações orientadas por Inteligência Artificial. Outro tema abordado foi "Eficiência, Gestão de Custos e DCIM", focalizando na criação de operações de data center sustentáveis e econômicas, sem comprometer o desempenho.

Além das conferências, o Data Center World contou com exposições interativas, workshops práticos e uma atmosfera propícia para networking, além de poder “ouvir” as principais líderes do mercado.

Entre as marcas presentes, esteve a Schneider Electric, multinacional especializada em soluções para energia. Um dos destaques da participação da empresa francesa foi o impacto da IA no Design do Data Center. Com o avanço rápido desta tecnologia como motor-chave da inovação global, a Schneider Electric abordou as preocupações crescentes sobre o consumo de energia associado à IA. A empresa falou sobre a urgência de otimizar as operações dos centros de dados para lidar com a eficiência, especialmente diante do potencial consumo equivalente a nações inteiras. A discussão explorou soluções para esse desafio, destacando a importância da eficiência operacional.

Dessa forma, as inovações em energia crítica e sustentabilidade foram um destaque na apresentação da Schneider Electric, evidenciando a linha Galaxy VS de fontes de alimentação ininterrupta (UPS) com baterias de íons de lítio. Conhecida por sua tecnologia patenteada eConversion, essa linha alcança até 99% de eficiência sem comprometer a disponibilidade.

“A Schneider Electric destacou sua plataforma de TI EcoStruxure, conhecida por sua abordagem aberta e independente de fornecedor. Esta plataforma oferece monitoramento remoto avançado, manutenção preditiva e insights baseados em dados para mitigar riscos e aumentar a segurança operacional dos data centers”, explica Fabio Amaral, CEO da Engerey, que é uma das principais parceiras da Schneider no Brasil.

                                                                                               

                                                                                                            Fabio Amaral, CEO da Engerey

Segundo Amaral, o compromisso da Schneider em ter produtos sustentáveis que atendam datacenters é levado muito a sério. Ele pode observar isso nos painéis elétricos que a Engerey monta aqui no Brasil, o SM6 e PrismaSet. Projetados para atender às demandas crescentes por confiabilidade e desempenho, esses sistemas representam um avanço significativo no setor de infraestrutura crítica.

O painel elétrico SM6 da Schneider Electric se destaca pela sua eficiência energética e confiabilidade. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o SM6 oferece uma solução compacta e modular para distribuição de energia de média tensão em data centers. Além disso, o SM6 destaca-se pela sua capacidade de monitoramento remoto avançado, proporcionando aos operadores do data center uma visão abrangente do estado dos componentes que compõem os painéis. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também permite uma resposta mais rápida a eventos críticos, minimizando potenciais períodos de inatividade.

Já o PrismaSet, destinado a operações em baixa tensão, é outro destaque da Schneider Electric, oferecendo flexibilidade e inovação para a gestão elétrica em data centers. Projetado para otimizar o espaço e simplificar a instalação, ele também incorpora recursos avançados de monitoramento, promovendo uma manutenção preditiva e reduzindo os riscos de falhas elétricas.

“A Schneider Electric reforçou seu compromisso com a inovação e excelência ao apresentar essas soluções no cenário do Data Center World London 2024. Ao implementar o SM6 e o PrismaSet, os gestores de data centers puderam alcançar níveis superiores de eficiência energética, sustentabilidade e confiabilidade, consolidando a posição da Schneider Electric como líder na transformação digital de infraestruturas críticas", reforça Amaral.

                                                                                               



Contato Engerey WhatsApp