Inverno eleva incidência de curtos-circuitos em residências e edifícios


Publicado em 30/06/2017Segmento: Notícias



Com as temperaturas a cada dia mais baixas, aumentam a utilização de equipamentos elétricos para garantir que a passagem pelo inverno seja mais amena.

Aquecedores elétricos, torneiras elétricas e chuveiros mais potentes estão no topo da lista dos mais procurados durante a estação mais fria do ano. Porém, a maioria das pessoas não observa que essas mudanças elevam as cargas elétricas nas residências, ocasionando sobrecarga nas instalações.

Segundo Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, é necessário que a instalação esteja adequada para receber esse aumento de potência dos eletroeletrônicos. “A simples mudança na chave do chuveiro para a posição inverno já pode ocasionar sobrecarga. Durante o verão, o chuveiro consome cerca de 2.000 watts de energia e com a alteração da chave este consumo ultrapassa os 5.000 watts. Se o apartamento não possuir a instalação elétrica adequada, a fiação aquecerá rapidamente, podendo causar um grave incêndio”, explica.

Com isso, alguns problemas maiores podem ocorrer, por exemplo, um princípio de incêndio por sobrecarga ou mesmo por um curto-circuito.

O problema pode ser mais grave em um edifício. “É só imaginar todo este aumento de consumo em diversas residências e um edifício. Por isso é importante que estes realizem periodicamente a revisão de suas instalações elétricas a fim de evitar acidentes”, comenta Amaral.

Para evitar sobrecarga e curtos-circuitos durante o inverno, segue 5 dicas:

  1. Faça a revisão da instalação elétrica de sua residência, edifício e indústria regularmente. É comum adquirirmos mais equipamentos elétricos ao longo dos anos e adequá-los a instalação de sua casa é a atitude mais segura a ser tomada;
  2. Cobre do edifício em que reside o mesmo cuidado com a instalação elétrica que possui em seu apartamento;
  3. Instale Dispositivos DR e DPS em sua caixa disjuntores a fim de garantir a proteção necessária em caso de sobrecarga e surtos elétricos;
  4. Não faça uso de dispositivos Ts para ligar equipamentos. Isso pode sobrecarregar um ponto de eletricidade e ocasionar acidentes.
  5. A bitola do cabo de eletricidade conta muito. Por isso, optar sempre pelo dimensionamento mais conservador prevendo aumento de cargas no momento da construção pode evitar problemas futuros.

 

VEJA O VÍDEO DA TELEVISÃO BANDEIRANTES COM AS DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM ELETRICIDADE:

 

 



Contato Engerey WhatsApp