Indústria do Nordeste pode reduzir de 30% a 50% o gasto com energia


Publicado em 10/08/2020Segmento: Notícias



Em tempos de pandemia que asfixia as atividades econômicas, a sustentabilidade dos negócios passa pela redução de despesas. Entre os insumos que impactam fortemente nos custos de produção, está a energia elétrica. Algumas soluções no mercado, por outro lado, buscam justamente proporcionar às empresas corte no consumo e, consequentemente, baixar valores dispendidos com esse item.

São soluções as quais, por exemplo, começam a estar disponíveis no mercado nordestino, voltadas ao setor industrial da região. Com base em experiências em indústrias de outras partes do Brasil, há possibilidade de reduzir de 30% a 50% a conta de energia elétrica, dependendo do ramo e do perfil do empreendimento. 

Uma diminuição nessas proporções tem efeitos decisivos para a sustentabilidade financeira das empresas. Afinal, de acordo com cálculos Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as despesas com energia elétrica representam para a indústria brasileira, em média, 40% dos gastos com produção.

EXEMPLOS

O enfrentamento dos custos com energia pode ser dar por dois caminhos. Um deles, a partir de decisões de ordem estratégica, do ponto de vista da gestão administrativa e financeira. Por exemplo, optando pela operação em faixas de horário possíveis de serem incluídas na chamada “tarifa branca” de energia (mais barata), ou mesmo adquirindo energia diretamente de empresas geradoras (no “mercado livre de energia”).

Pode se dar ainda por meio de investimentos em equipamentos ou soluções de ordem tecnológica. Renovar os motores – os mais novos têm maior eficiência – ou automatizar os processos contribuem para baixar o consumo de energia. Outro caminho recorrente é a aquisição de bancos de capacitores.

BANCOS DE CAPACITORES

A Engerey Painéis Elétricos, com sede em Curitiba (PR), é um desses fornecedores de infraestrutura em energia, voltada à indústria, que tem em seu portfólio os bancos de capacitores. Recentemente, a empresa ingressou com soluções no Norte do Brasil e, agora, chega ao mercado nordestino.

Os bancos de capacitores da Engerey, solução desenvolvida com expertise nacional, constituem solução que proporciona eficiência energética de máquinas, motores e equipamentos de linhas de produção industrial, conforme salienta o sócio-diretor da empresa, Fábio Amaral. "O correto dimensionamento de uma instalação elétrica, associado a utilização de bancos de capacitores, possibilita uma diminuição de 30% a 50% no consumo de energia elétrica na indústria".

O empresário explica que os bancos de capacitores têm como principal função corrigir o fator de potência de máquinas, motores e equipamentos de unidades fabris. Não raro, sublinha o empresário, indústrias trabalham com dimensionamento errôneo de carga elétrica dos equipamentos, o que acarreta em multas na conta de energia. Além disso, há prejuízos quando há quedas no fornecimento, ou sobrecarga nos equipamentos.

Fábio Amaral, diretor da Engerey, empresa do Paraná que leva solução de redução na conta de energia ao Nordeste

“Os bancos de capacitores fazem a correção dessas falhas, proporcionando o dimensionamento adequado do fator de potência de máquinas e motores. Muitas indústrias não se atêm a essa questão, e acabando pagando multas das concessionárias. Multas essas que representam gastos evitáveis, desnecessários, com energia elétrica e, portanto, impactando nos custos de produção”, ressalta Fábio Amaral.

 
MAIS INFORMAÇÕES
• Sobre banco capacitadores, informações técnicas em http://www.engerey.com.br/paineis-eletricos/banco-de-capacitores



Contato Engerey WhatsApp