Gratuito, aplicativo de elétrica criado em Curitiba já auxilia 150 mil estudantes e profissionais em todo o mundo.


Publicado em 05/09/2019Segmento: Notícias


Gratuito, aplicativo de elétrica criado em Curitiba já auxilia 150 mil estudantes e profissionais em todo o mundo.

A ideia surgiu quando o autor Fábio Amaral ainda estudava na UTFPR (antigo CEFET) e sentia falta de ter a mão as normas, conceitos e dicas práticas para atuar na área.  Quando começou a trabalhar, tirou a ideia do papel e criou o Be-a-Bá da Elétrica, que hoje em forma de app auxilia estudantes e profissionais em todo o mundo!

 

Um aplicativo desenvolvido em Curitiba está fazendo sucesso no Brasil e no Mundo. São 175 países que já utilizam o app, com destaque para a China com o maior número de downloads fora Brasil. Este é o Be-a-Bá da Elétrica, que consiste em um guia digital sobre elétrica com recursos adicionais para cálculos.

Lançado em 2003 em sua forma impressa, o conteúdo já era conhecido entre estudantes e profissionais do Paraná. O sucesso a nível nacional e internacional chegou quando o seu autor, o engenheiro eletricista Fabio Amaral, resolveu lançá-lo como um aplicativo em 2015. 

Atualmente, são mais de 150 mil usuários em todo o mundo.

Essa história começou quando Amaral estudava na UTFPR (antigo CEFET-PR) e nesta época sentia falta de ter à mão conceitos, normas e dicas práticas sobre os diversos temas aprendidos na área. Então, após se formar, lançou o guia de bolso Be-a-Bá da Elétrica, distribuindo gratuitamente a literatura nas universidades do Paraná.

A primeira edição saiu em 2003, com 10 mil exemplares. A iniciativa foi realizada graças ao apoio recebido das empresas Reymaster Materiais Elétricos e Engerey Painéis Elétricos, que pagaram pela impressão. 

Depois, de dois em dois anos era lançada uma nova edição com a inserção de novos conteúdos, sendo cada uma com a impressão de 10 mil guias.

 

Autor Fábio Amaral ao lado das edições impressas do Be-a-Bá da Elétrica, que virou aplicativo.

 

Em 2015, o autor resolveu lançar o Be-a-Bá da Elétrica, já na sexta edição, como um aplicativo, também de uso gratuito, o que fez com que se ampliasse o acesso ao conteúdo e tornou o guia conhecido em todo o Brasil.

Para surpresa de Fábio Amaral, em agosto o app Be-a-Bá da Elétrica registrou mais de 150 mil downloads em 175 países, estando no topo da lista dos apps do setor no Google Play, com nota 4,6.

“Recebemos a feliz notícia de que até uma engenheira da Lego na Alemanha utiliza o app Be-a-Bá da Elétrica. Este é um exemplo concreto de que a tecnologia ampliou o acesso à cultura e à informação desenvolvida no Paraná”, conta Fábio.

                                                                                     

O aplicativo Be-a-Bá da Elétrica é gratuito e traz conceitos, normas, diagramas e tabelas de equivalências e especificações, além da ferramenta Be-a-Bá PRO, para cálculos automáticos de barramentos, fios e cabos, partidas de motores e dados de motores. "O profissional não precisa mais entrar nos sites dos fabricantes, acessar diversas normas para assim cruzar informações e efetuar seus cálculos. É possível encontrar tudo pronto no Be-a-Bá. Ele roda em modo off line, facilitando consultas e eventuais cálculos que o usuário precise fazer enquanto estiver trabalhando em uma obra distante e que não possua acesso a internet”, afirma Fábio Amaral.

"O celular nos acompanha em todo lugar e com o app Be-a-Bá, levamos a campo um resumo de tudo o que vemos na Engenharia, sendo mais assertivos em nosso trabalho", conta e engenheiro Carlos Alberto Uzai Nishida.

O App Be-a-Bá da Elétrica está disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play. 

A versão impressa do Be-a-Bá da Elétrica foi mantida e também pode ser solicitada pelos profissionais e estudantes interessados, chegando através do correio gratuitamente. Neste ano, estão sendo disponibilizados 20 mil exemplares.

Para solicitar a versão impressa ou baixar o app, basta acessar: www.engerey.com.br/be-a-ba-da-eletrica


enviar por e-mail