Garrafas pet viram uniforme de trabalho na Engerey


Publicado em 16/11/2017Segmento: Notícias



Do lixo para o guarda-roupa. No Brasil, muitas garrafas pet têm sido transformadas em tecido e vestido milhares de pessoas conscientes ecologicamente.

Em Curitiba, cerca de 600 garrafas pet que demorariam até 450 anos para se decompor no meio ambiente viraram o uniforme de 100 funcionários da Engerey, empresa especialista na fabricação de quadros elétricos. São camisas polo e camisetas totalmente sustentáveis, confeccionadas com uma malha que combina 50% algodão e 50% de poliéster, este último produzido a partir da fibra do pet.

“É nossa responsabilidade como empresa e cidadãos cuidarmos do meio ambiente e quando tivemos acesso a este fabricante de roupas ecológicas não tivemos dúvida que era a opção mais correta para a produção de nosso uniforme. Além do mais, a malha é de alta qualidade e o resultado final ficou ótimo. São uniformes confortáveis, leves e frescos para o verão”, conta Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.

No Brasil, mais de 68 mil toneladas de garrafas pet recicladas foram destinadas ao setor têxtil em 2015, um índice de 25,7%. Os números são do último levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de PET (Abipet), que ainda aponta uma redução de 12,3% na utilização de pets para confecção no período de 2008 a 2016.

Segundo a Abipe, foram recicladas no Brasil 274 mil toneladas de embalagens em 2015, 40 mil a menos que no ano anterior.

“É preciso incentivar o consumo de produtos cuja matéria prima são os reciclados.  A reciclagem evita o acúmulo do material em lixões e aterros, ajuda a proteger recursos importantes para a vida humana no presente e futuro”, conclui Fábio Amaral.

 

Você sabia:

  • Em 2016 foram consumidas 840 toneladas de pet no país.
  • Das 183 mil toneladas de lixo geradas por dia no País, 73 mil são de resíduos recicláveis não aproveitados, diz o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
  • Em média para fazer uma camiseta são necessárias duas garrafas pet.
  • Para produzir um quilo de malha com PET são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante. 
  • De acordo com estudos, uma garrafa pet leva entre 100 e 450 anos para se decompor na natureza.
  • No Brasil existem cerca de 500 empresas recicladoras, que geram em torno de 11,5 mil empregos.

 

Notícias relacionadas:

Fábrica curitibana reduz conta de luz em quase metade ao adotar medidas simples

 



Contato Engerey WhatsApp