Fábrica investe em sustentabilidade - Engerey na Revista Edificar


Publicado em 12/05/2016Segmento: Na Mídia



 

Fábrica investe em sustentabilidade e economiza quase 50% na conta de energia

No Brasil o setor industrial responde por 35,1% de toda a energia consumida

 

A fábrica de painéis elétricos Engerey de Curitiba resolveu investir em sustentabilidade e em janeiro deste ano implementou um plano para economia de energia elétrica. O setor de produção da fábrica ganhou telhas translúcidas e fica agora durante a maior parte do dia sem ligar as luzes. A área possui mais de 620 m² e reúne diariamente 20 funcionários.

No restante da empresa, cerca de 1500 m², as 380 lâmpadas foram substituídas por um modelo mais econômico, de LED 18 watts, que são mais eficientes: consomem 90% menos energia e duram 5 X mais.

A empresa também investiu em um sistema programado, que desliga as lâmpadas e computadores no período e que não há atividade, ou seja, nos intervalos e no final do expediente. "Isso evita o esquecimento de lâmpadas e computadores ligados. O gasto de energia em uma hora e meia de almoço todos os dias é surpreendente no final de cada mês", conta o diretor Fábio Amaral.

Segundo Fábio Amaral, estas iniciativas proporcionam uma economia de 46% na conta de energia todos os meses. "Calculamos que ao final de 10 meses todo o investimento tenha sido recuperado com a economia mensal gerada por estas ações".

Além da economia na conta de energia, estas ações agregam competitividade à Engerey. "Podemos destinar estes recursos para outras áreas e assim aumentar nossa produtividade, sem contar os ganhos ambientais, que são usufruídos por todos nós", afirma Amaral.

No Brasil o setor industrial responde por 35,1% de toda a energia consumida.



Contato Engerey WhatsApp