Engerey na Revista Edificar


Publicado em 28/08/2016Segmento: Saiu na Imprensa



Consumo sustentável

Economia de energia é opção sustentável de fábrica

 

Em janeiro deste ano, a fábrica de painéis elétricos Engerey – localizada em Curitiba (PR) - resolveu investir em sustentabilidade e implementou um plano para economia de energia elétrica.

O setor de produção da fábrica ganhou telhas translúcidas e fica agora durante a maior parte do dia sem ligar as luzes. A área possui mais de 620 m2 e reúne diariamente 20 funcionários.

No restante da empresa, cerca de 1.500 m2, as 380 lâmpadas foram substituídas por um modelo mais econômico, de LED 18 watts, que são mais eficientes: consomem 90% menos energia e duram 5 vezes mais.

A empresa também investiu em um sistema programado, que desliga as lâmpadas e computadores no período e que não há atividade, ou seja, nos intervalos e no final do expediente. "Isso evita o esquecimento de lâmpadas e computadores ligados. O gasto de energia em uma hora e meia de almoço todos os dias é surpreendente no final de cada mês", conta o diretor da empresa Fábio Amaral.

Segundo Fábio Amaral, estas iniciativas proporcionam uma economia de 46% na conta de energia todos os meses. "Calculamos que ao final de 10 meses todo o investimento tenha sido recuperado com a economia mensal gerada por estas ações".

Além da economia na conta de energia, estas ações agregam competitividade à Engerey. "Podemos destinar estes recursos para outras áreas e assim ampliar nossa produtividade. A competitividade vem também da credibilidade adquirida junto ao mercado e clientes. Fora os ganhos ambientais, usufruídos por todos nós, que não tem preço", afirma Amaral.

No Brasil o setor industrial responde por 35,1% de toda a energia consumida. “A prática de consumo responsável ainda é um desafio para muitas empresas, embora tenha evoluído muito nos últimos anos. O que podemos dizer é que produzir mais com menos é melhor e gera mais resultados”, diz.

A última novidade sustentável da empresa foi a compra de uniformes produzidos com o fio de garrafas pets recicladas. São aproximadamente 500 peças ecológicas. “Optar por soluções sustentáveis é estar atento ao futuro. Mudanças de atitudes cotidianas e a racionalização de recursos naturais levam a benefícios para a empresa e também para as gerações futuras”, conclui o diretor.

 



Contato Engerey WhatsApp