Engerey mantém ISO 9001 com foco na agenda ESG


Publicado em 29/11/2023Segmento: Notícias


Manutenção da certificação é fruto de aperfeiçoamento de processos: qualidade na gestão e produção

Empresa vem sendo reconhecida desde 2010 por adotar práticas e processos de excelência

Depois de uma auditoria que observou os critérios de regulamentação, processos e organização relativos à ISO 9001, a Engerey Painéis Elétricos, empresa paranaense que fabrica painéis elétricos certificados, manteve a certificação. A norma internacional estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade e define os requisitos para garantir a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

A conquista da chancela veio pelo Bureau Veritas Certification, empresa certificadora mundialmente reconhecida por sua rigorosa avaliação. “Ficamos satisfeitos em informar que estava tudo em conformidade durante a auditoria. Isso evidencia o comprometimento interno da empresa em manter a qualidade nos processos relacionados à montagem de painéis elétricos”, comenta a consultora em gestão empresarial e otimização de processos da Qualimaster, Erika Koch.

A Engerey detém a ISO 9001 desde 2010, selo que leva em conta, também, critérios como liderança e engajamento de colaboradores. “Nosso objetivo é o de alcançar a máxima competência nos nossos processos e integrar clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Por isso, trabalhamos pela padronização de processos e melhoria da produtividade. O resultado é a renovação deste importante selo internacional”, destaca o engenheiro e CEO da Engerey, Fábio Amaral.

O reconhecimento impulsiona o trabalho e, assim, práticas já assertivas são aperfeiçoadas. Contribuiu para a renovação da ISO, por exemplo, a organização e controle do material não conforme e melhoria no pós-venda.

“O conhecimento das práticas padronizadas da produção por todos os colaboradores e a disseminação desta postura para novos funcionários contribuiu para a permanência da ISO”, destaca Ana Paula Tonial de Camargo, coordenadora administrativa da Engerey. Para ela, tão importante quanto a conquista da certificação é a sua manutenção.

Alinhada à política ESG

Um dos pontos de destaque do processo de manutenção da ISO foi a confirmação de que a Engerey vai continuar focando suas ações corporativas alinhadas à pauta ESG (Ambiental, Social e Governança). Para Amaral, a certificação e o conceito de sustentabilidade são importantes para as organizações por diferentes motivos:

“A pauta ESG enfoca a sustentabilidade, o impacto ambiental, as práticas sociais e a governança corporativa, algo que nós já temos como bandeira e que mais do que nunca será nosso lema de trabalho. Já a ISO 9001, que atua como um termômetro dos padrões de qualidade, unida à agenda ESG, contribui para o sucesso e a sustentabilidade do grupo”, comenta.

Reconhecida pela Câmara Municipal de Curitiba com o prêmio Ecologia e Ambientalismo, a Engerey reúne uma lista de ações inovadoras e sustentáveis. Entre elas estão a mobilização em prol de uma campanha que terminou com a transformação de garrafas plásticas em uniformes e, ainda, a substituição da papelada que era encaminhada com os painéis (relativa a informações técnicas dos componentes) por PDFs disponíveis em nuvem, por meio de um acesso remoto, rápido e muito prático.

“E queremos avançar ainda mais. Já estamos estruturando a coleta e destinação de pilhas e baterias, e queremos, em muito pouco tempo, eliminar o copo de plástico da empresa”, antecipa Ana.

Isso tudo, sem contar que o selo certifica não apenas a Engerey, mas também as empresas que adquirem seus produtos, já que atesta a preocupação destas com a qualidade e com temas relacionados à sustentabilidade, por exemplo. “A ISO reconhece nossa credibilidade e dá competência para um ecossistema muito maior”, finaliza Amaral.



Contato Engerey WhatsApp