Engerey lança nova edição do Be-a-bá da Elétrica em versão mobile


Publicado em 05/11/2015Segmento: Na Mídia



 

 

Engerey lança nova edição do Be-a-bá da Elétrica em versão mobile

 

Todo o conteúdo existente na versão impressa foi colocado na versão mobile, que conta também com o Be-a-bá Pro, softwares que possibilitam ao usuário calcular, por exemplo, o dimensionamento em tempo real de barramentos; fios e cabos; e de partida de motores

 

A Engerey, empresa especializada na montagem de painéis elétricos, relacionada à Reymaster Materiais Elétricos, lançou a sexta edição do guia de bolso Be-a-bá da Elétrica, compêndio de regras, nomenclaturas e tabelas da parte elétrica, cujo objetivo é facilitar o trabalho dos profissionais da área. Nesta nova edição, além do material impresso, a Engerey produziu uma versão digital para ser utilizada em aparelhos de telefone celular.

De acordo com o responsável pela elaboração do guia, o engenheiro eletricista e gerente da Engerey, Fábio Amaral, todo o conteúdo existente na versão impressa foi colocado na versão mobile, que conta também com o Be-a-bá Pro, softwares que possibilitam ao usuário calcular, por exemplo, o dimensionamento em tempo real de barramentos; fios e cabos; e de partida de motores. Amaral afirma que futuramente há a possibilidade de que Be-a-bá Pro seja ampliado, com a adição de novos softwares. Isso irá depender, segundo ele, da demanda criada a partir da interação dos usuários com o aplicativo.

Por ter nascido com o objetivo de ser um guia prático passível de ser consultado em qualquer ocasião e em qualquer lugar, a versão digital do documento, após baixada, pode funcionar de modo off-line, ou seja, sem Wi-Fi ou 3G. Segundo o diretor comercial da Reymaster, Marco Stoppa, o guia eleva a qualidade do serviço prestado pelo profissional do segmento elétrico, que pode consultar o material durante a realização do trabalho, para sanar alguma dúvida.

Histórico

A ideia do Be-a-bá da Elétrica surgiu em 1999, com Fábio Amaral. Em conversa com os diretores da Reymaster, Reynaldo Gabardo Jr. e Marco Sttopa, o engenheiro, que trabalhava na empresa na época, sugeriu a criação de um guia técnico de bolso para ajudar os  profissionais da área. Sugestão que foi bem recebida e estimulada pelos dois, suscitando em um trabalho de pesquisa, que, por sua vez, culminou na publicação, em 2003, da primeira edição do documento. Ela foi lançada, pouco mais de 70 páginas na Feira da Indústria Elétrica, Eletrônica, e Automação Industrial, realizada na cidade de Curitiba (PR). Na ocasião foram distribuídos três mil exemplares.

“Para a nossa grata surpresa houve uma grande receptividade”, afirma Amaral, o que levou a empresa a lançar nova edição do guia em cada nova edição da Eletron. “Há um tempo, deixamos de participar da feira, mas não de promover novas ediçõ es do Beabá”, diz. O diretor da Reymaster, Reynado Gabardo Jr, destaca as atualizações promovidas nas novas versões do guia, que acompanham, por exemplo, as modificações realizadas na esfera normativa. “Normas de segurança, como NR-10, NR-35, foram aparecendo e fomos atualizando o guia”, atesta.

Antes dessa última versão, o guia havia sido revisado em 2011. Nesse período, segundo o gerente da Engerey, houve um acumulo de experiência, de como o usuário utilizava o produto, quais as dificuldades e quais as facilidades que o profissional encontrava em manejá-lo. Amaral conta que para o guia recém-lançado foram mantidas as facilidades e tentou-se minimizar as dificuldades. Além, de claro, ter surgido a ideia da versão para aparelhos celulares.

 

Enfrentando a crise econômica

A crise econômica chegou para a Engerey um pouco mais cedo do que para as outras mpresas. Em 2014, a montadora de painéis apresentou uma queda de 7,8% de seu faturamento em relação ao ano anterior. Não obstante, em 2015, a projeção do gerente da companhia, Fábio Amaral, é de que a empresa consiga recuperar o que perdeu, crescendo também por volta de 8%. “A tendência é de que até o final de 2015 pelo menos voltemos aos níveis de 2013, para poder crescer em 2016”, explica. Para o ano que vem, a Engerey planeja um crescimento de cerca de 4% tomando como referencial os números de 2013.

Sobre a crise pela qual passa o país na atualidade, Amaral afirma observar uma grande flutuação no mercado, principalmente de painéis, e na área de infraestrutura de uma maneira geral, o que decore na falta de investimentos. Assim, conforme o gerente da Engerey, há trimestres em que há uma grande liberação de investimentos, e outros em que há uma grande retração. “Então, não há mais aquela previsibilidade para se fazer um planejamento de longo prazo. Desse modo, estamos trabalhando hoje com uma carteira a curtíssimo prazo”, afirma.

No que diz respeito a Reymaster, a situação não está muito diferente. O diretor Marco Stoppa afirma que os números de faturamento da companhia em 2015 estão empatando com os contabilizados em 2014. “Estou com o crescimento de 10%, mas se tirar a inflação a gente está perdendo um pouco. É difícil medir inflação no segmento que está muito nervoso em razão do dólar”, diz. Independentemente do cenário atual, a expectativa para 2016, segundo Stoppa, é de crescimento. “Nós queremos crescer. Nós vamos crescer. A pretensão é de que pelo menos em torno de 5% a empresa consiga crescer em relação a 2015”, assevera.

Para alcançar este objetivo, a empresa investe no marketing visando aquecer suas vendas. Querendo estimular seus clientes a comprar e inspirar seus funcionários a vender, a empresa afirma que “inovar é preciso”. Conforme o diretor, o lançamento do Be-a-bá neste ano na versão mobile é uma das materializações desse mote que prega a inovação.

Mais mudanças estão previstas para 2016, como a ampliação da área de recepção de materiais da empresa. Para isso investiu em um terreno de 400 m². Isto proporcionará a Reymaster também separar o atendimento, o que, segundo Stoppa, deverá melhorar o atendimento aos clientes. “Nesse ano de crise, nós estamos investindo. Nós temos de ser agressivos nesse momento. Se a gente ficar só escutando o mercado, o pessoal vai se abater. Isso não pode acontecer”, declara.



Contato Engerey WhatsApp