Engerey na reportagem do portal Grandes Construções sobre Painéis TTA/PTTA


Publicado em 22/07/2016Segmento: Na MídiaFonte: www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=21594



Matéria trouxe informações sobre as mudanças nas normas que regem os painéis TTA/PTTA. Diretor da Engerey Painéis Elétricos, Fábio Amaral, foi a fonte da reportagem. 

 

Painéis elétricos utilizados em obras terão nova regulamentação

A publicação da norma IEC 61439 pela ABNT vem esclarecer e reforçar os requisitos para painéis elétricos (TTA/PTTA). Empresas sem métodos de qualidade terão que se adequar.

 

O coração da instalação elétrica. Assim é conhecido o conjunto de manobra e controle de baixa tensão, que comanda a distribuição da energia elétrica dentro de uma obra. Este produto tão importante na construção está prestes incorporar em sua base regulamentadora normas da global IEC 61439. A publicação deve sair nos próximos meses de 2016 e auxiliará principalmente no controle da qualidade dos produtos entregues ao mercado. Isso porque a nova norma tornará mais claros os métodos de verificação das características construtivas e de desempenho dos painéis elétricos (TTA/PTTA).

As modificações incluem principalmente a substituição dos conceitos TTA (Totalmente Testados) e PTTA (Parcialmente Testados) por abordagem de verificação, seja por ensaio, cálculo/medição ou cumprimento das regras de projeto.

 

Este processo é visto por alguns fabricantes como essencial para nivelar o mercado e garantir a qualidade dos produtos comercializados. Segundo o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral; diretor da Engerey Painéis Elétricos - empresa curitibana que monta Painéis Schneider linha Prisma; a IEC 61439 vem melhorar e esclarecer vários pontos a fim de aumentar a confiabilidade dos painéis até então intitulados TTA/PTTA. "Terminada a montagem, é preciso testar, sem exceção, em conformidade com a norma. Entretanto, nem todos os fabricantes entregam produtos modificados e testados e terão que se adequar prontamente", afirma. “Na Engerey, todos os painéis são submetidos aos ensaios de rotina, como prevê a norma, não só os painéis TTA/PTTA”, complementa o diretor.

Ainda de acordo com Fábio Amaral, os painéis hoje intitulados Painéis TTA/PTTA deverão ser denominados 'Painéis Certificados pela IEC 61439'.



Contato Engerey WhatsApp