Empresas de saneamento encontram nos painéis elétricos inteligentes SM6 a eficiência no consumo de energia elétrica


Publicado em 30/11/2023Segmento: Notícias


Uma das características inovadoras do painel SM6 é a inclusão do sensor sem fio Easergy CL110

Por meio de sensores sem fio Easergy TH110, ele identifica irregularidades nos dispositivos e, ao cruzar essas informações, possibilita tomadas de decisão mais ágeis e precisas

Nos últimos três anos, o setor de saneamento básico registra um aumento significativo no consumo de energia elétrica. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), com base nas informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, a participação do setor de saneamento básico no consumo total de energia no mercado livre cresceu de 1,6% para 2,3%. Isso equivale a uma média mensal de cerca de 525 MW, superando, em termos de equivalência energética, o consumo comercial de todo o estado da Bahia.

O mercado brasileiro tem à disposição soluções que otimizam a eficiência energética. É o caso do painel SM6, que atua na distribuição e proteção elétrica em sistemas de média tensão. Eles são projetados para oferecer segurança e confiabilidade no gerenciamento da energia elétrica.

                                                                                           

                                                                                                                     Fábio Amaral

"A empresa de saneamento de água e esgoto demanda segurança e qualidade em seus processos, e os painéis elétricos SM6 atendem a essas exigências. Com tecnologia e confiabilidade comprovada, eles garantem proteção elétrica robusta e operação contínua de equipamentos críticos. Sua modularidade permite adaptações específicas", disse Fábio Amaral, CEO da Engerey.

Abastecimento ininterrupto

É comum registrar casos nos quais o abastecimento de água é afetado por uma falha na rede elétrica de estações de tratamento de água. Com os painéis SM6, isso pode ser evitado, pois a tecnologia por trás do painel oferece monitoramento contínuo e remoto via tecnologia de sensoriamento sem fio. Isso permite um gerenciamento mais eficiente de potenciais falhas elétricas, evitando interrupções não programadas que podem prejudicar a operação.

"Uma das características inovadoras do painel SM6 é a inclusão do sensor sem fio Easergy CL110, que monitora o ambiente e previne danos causados por altos níveis de condensação. Ele também emite alerta em caso de temperaturas extremas ou alta umidade relativa, aprimorando ainda mais as práticas de manutenção preditiva e evitando condições de deterioração devido a fatores ambientais", explica o CEO.

Além disso, a capacidade de comunicação digital de alto desempenho do painel elétrico contribui para a sustentabilidade, reduzindo gradualmente as emissões de carbono. Ao final de sua vida útil, o painel pode ser processado e reciclado conforme as regulamentações europeias, já que é um produto da Schneider Electric.



Contato Engerey WhatsApp