Empresa de painéis pretende crescer ao menos 10% no mercado O.E.M


Publicado em 22/11/2016Segmento: Na MídiaFonte: http://www.revistadainstalacao.com.br/noticias/ultimas-noticias/item/1577-empresa-de-paineis-pretende-crescer-ao-menos-10-no-mercado-o-e-m.html



O mercado O.E.M no Brasil tende a ser promissor para as empresas do setor elétrico. Isso porque os novos incentivos para abertura comercial do país favorecem o modelo de produção. É o que afirma o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, CEO da Engerey, uma das principais fabricantes de painéis elétricos do sul do país.

A sigla O.E.M traduz-se: Fabricante Original do Equipamento. O termo é utilizado quando empresas compram de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final que fabricam. O O.E.M parte do conceito de Horizontalização – que indica terceirização e parcerias para a confecção de um produto.

A Engerey Painéis Elétricos nasceu em 2002 para atender justamente o segmento O.E.M., através de parceria com uma empresa montadora de aparelhos desumidificadores. A produção destinada a este mercado chegou a 100% dos produtos fabricados, mas foi gradativamente sendo substituída pela fabricação e comercialização a consumidores finais. Atualmente, os painéis elétricos produzidos para montadoras somam 12% do total de painéis fabricados na Engerey anualmente. 

“A conjuntura econômica favorecia nossa atuação ao publico final e limitava a atuação no segmento O.E.M. Contudo, a promessa de abertura comercial do Brasil favorece os investimentos de empresas internacionais focadas nos conceitos de horizontalização e consequentemente alavanca nossos negócios”, explica Amaral.

Segundo Amaral, a empresa já iniciou uma séria de investimentos para ampliar as vendas para o segmento O.E.M. O objetivo é crescer em pelo menos 10% até 2017 neste mercado.

ENTENDA O MERCADO O.E.M.

O O.E.M parte do conceito de Horizontalização – que indica terceirização e parcerias para a confecção de um produto. Exatamente o contrário da estratégia de Verticalização, amplamente difundida no século passado, na qual as empresas procuram produzir internamente tudo o que puderem. Um exemplo é o da Ford, que produzia desde o aço até os componentes de borracha de seus carros. Atualmente, conta com fornecedores de peças e foca sua atuação na montagem do produto final. 

Para as empresas O.E.M, a horizontalização proporciona aumento da competitividade a medida que reduz significativamente os custos e leva à maior eficiência da produção. Além disso, possibilita a incorporação de novas tecnologias ao produto final. Isso acontece porque as empresas terceirizadas são estimuladas a manter o foco no seu negócio principal. “Cada empresa busca aprimorar-se em sua área de atuação, investindo em inovação. Como consequência fabrica um produto de alta qualidade, favorecendo a confecção do produto final das montadoras”, explica Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.
“Focamos nossa atuação na produção de painéis de baixa e média tensão, que são destinados a diferentes aplicações e com funções específicas como comando de motores, distribuição de energia e automação industrial. Buscamos sempre a excelência em nossos produtos, seja investindo em inovações, tecnologias ou pessoas”, conclui Amaral.



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