Empresa curitibana traz tecnologia francesa em painéis inteligentes para o Brasil


Publicado em 12/01/2024Segmento: Notícias


Painel SM6 Connected 36kV, com sensoriamento remoto por wireless e que aponta em tempo real a condição de funcionamento dos componentes

Engerey, fabricante de painéis elétricos, amplia parceira com a Schneider Electric, da França e com mais de 180 anos de atuação, para a produção do SM6 Connected 36kV, com sensoriamento remoto por wireless e que aponta em tempo real a condição de funcionamento dos componentes

A Engerey Painéis Elétricos, de Curitiba, firmou parceria com a Schneider Electric, da França, para montar e fornecer no mercado brasileiro um dos mais modernos modelos de painéis elétricos inteligentes para a indústria. Trata-se da linha SM6 Connected, que tem entre suas principais características o sensoriamento remoto por wireless.

A conectividade permite que o gestor fabril monitore em tempo real as condições dos componentes do painel elétrico. Com isso, é possível antever eventuais falhas, detectar desgastes e programar manutenção, antes que alguma pane faça os painéis pararem de funcionar. Elimina-se, assim, o risco de paralisações inesperadas da linha de produção – o que, na prática, pode levar à perda de matéria-prima, ociosidade da planta, mão de obra parada e, no final das contas, queda na produtividade e prejuízos financeiros.

O engenheiro eletricista Fábio Amaral, sócio e diretor da Engerey, explica que a linha SM6 Connected da Schneider Electric já estava sendo fornecida pela empresa paranaense na sua versão 24kV (para médias tensões). Agora, a parceria se expande para o fornecimento da versão 36kV, isto é, para indústrias que são atendidas por esta classe de tensão.

Entre os clientes da Engerey, estão indústrias dos mais variados portes e atividades. A empresa é fornecedora do SM6 Connected, por exemplo, para gigantes como O Boticário (cosméticos) e Mondelez (alimentos e bebidas).

Além da conexão inteligente, outras especificações técnicas do painel elétrico SM6 tornam o produto diferenciado, conforme ressalta o diretor da Engerey. “Esse equipamento é desenvolvido em células modulares compactas. Ou seja, pode ser instalado em qualquer ponto da planta fabril. Normas técnicas (NBR-IEC 60694 e 62271-200) dão a diretriz para a montagem do cubículo, definindo critérios para ensaios e testes necessários". 

                                                                                             

                                                                                                        Diretor da Engerey, Fábio Amaral

CERTIFICAÇÃO

Como parte integrante da parceria, a Engerey teve sua linha de produção dos painéis SM6 Connected auditada pela Schneider Electric, a fim de certificar o processo de fabricação dos produtos pela empresa curitibana. Neste semestre, profissionais da multinacional francesa homologaram a fabricante brasileira e concederam o selo ‘EcoXpert MV Panel’.

“A Engerey se insere definitivamente, dessa forma, entre as empresas parceiras da Schneider Electric espalhadas em mais de 80 países. É uma conquista não apenas para nós, da Engerey, mas da indústria nacional como um todo. Afinal, ao fornecermos ao mercado interno painéis elétricos certificados e com tecnologia inteligente contribuímos para o processo de neoindustrialização do Brasil”, assinala Amaral.

SOBRE A ENGEREY

A Engerey iniciou suas atividades em 2002, como um departamento de montagem de painéis dentro da empresa Reymaster Materiais Elétricos. Em 2004, com o aumento da demanda de mercado e com a necessidade de maior espaço, e de uma empresa atuando com soluções completas em montagem de painéis elétricos e automação, a Engerey tornou-se empresa própria. A sede está situada no bairro Lindoia, na capital do Paraná.



Contato Engerey WhatsApp