Curitiba recebe o maior evento de elétrica do Brasil


Publicado em 18/09/2023Segmento: Notícias



Cinase acontece nos dias 4 e 5 de outubro na capital paranaense e abordará aplicação de IoT para aumento da produtividade e maior segurança em indústrias

 

Nos dias 4 e 5 de outubro, Curitiba será sede da 45ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase) - Congresso e Exposição. Este evento itinerante já passou por três cidades brasileiras neste ano, destacando as últimas tendências do segmento.

Um dos principais tópicos em debate estará a aplicação da Internet das Coisas (IoT) no setor elétrico industrial. Essa tecnologia está transformando as fábricas ao proporcionar conectividade às máquinas, promovendo aumento da produtividade e melhorando a segurança dos trabalhadores, além de otimizar a eficiência energética. Estima-se que o setor industrial seja responsável por mais de 30% de todo o consumo de energia no país (Empresa de Pesquisa Energética  - EPE).

"Com a IoT, relatórios inteligentes são gerados em tempo real, identificando problemas como alto consumo de energia em máquinas, uso inadequado de fontes de iluminação, falhas em sistemas de refrigeração e equipamentos desatualizados. Esses insights possibilitam melhorias significativas nos processos industriais", diz Marco Stoppa, diretor da Reymaster, empresa curitibana patrocinadora master do Cinase e que também estará presente nos painéis de debates do evento.

Fundada em 1987 e reconhecida como uma das dez maiores revendas de materiais elétricos do país; a Reymaster apresentará o funcionamento prático do sistema de automação da multinacional Siemens, focando nos inversores de frequência. Esses dispositivos são essenciais para o acionamento e controle da velocidade e potência de motores elétricos, reduzindo o pico de corrente nas partidas, proporcionando paradas suaves e garantindo precisão nos processos industriais.

Além de super compacto, outra vantagem é que esse tipo de inversor funciona via wireless, não necessitando de cabeamento. Ao usuário é permitido supervisionar e diagnosticar remotamente seus sistemas, reduzindo o tempo de inércia e garantindo economia de custos e versatilidade.

Outra solução apresentada no evento será a trazida pela Engerey Painéis elétricos, com experiência de mais de 20 anos no mercado. O destaque vai para o modelo, batizado de "SM6 Connected", que é desenvolvido pela Schneider Eletric, especialista global em gestão de energia e automação presente em mais de 100 países.

Este painel utiliza IoT e Cloud Computing que, a partir do uso de sensores wireless, possibilitam detectar algum problema em seus componentes e até mesmo anomalias da distribuiçao de eletricidade para máquinas na indústria em tempo real, de qualquer lugar, por meio de um celular. O sistema de acesso cruza rapidamente informações e sugere protocolos de correção em diferentes cenários para decisões rápidas, assertivas e com segurança.

Entre os tipos de monitoramentos feitos com dispositivo sem fio estão a umidade, temperatura do ambiente e ponto frio para cálculo do ponto de condensação. Quando algum desses parâmetros estão inadequados, são emitidos alarmes. Calcula-se que o monitoramento evita cerca de 50% das falhas ocorridas em painéis, por exemplo, a deterioração de componentes causada por ambientes agressivos. 

“Se preocupar com prevenção não é um custo, mas sim um investimento - e esse pode apostar que tem lucro certo. Se hoje podemos antecipar transtornos futuros, que podem gerar paradas na linha de produção e prejuízos incalculáveis, por que operar em sistemas ultrapassados e já desatualizados? Não tem sentido", diz Fábio Amaral, diretor da Engerey.

Fábio Amaral, diretor da Engerey,  Reynaldo Gabardo e Marco Stoppa, diretores da Reymaster

O Cinase de Curitiba, parte essencial da agenda dos principais players do mercado de energia no Brasil, é um catalisador de negócios, compartilhando tecnologias avançadas relacionadas à energia elétrica em todo o país. O evento já passou pelo Rio de Janeiro/RJ e Belém/PA  e Fortaleza/CE neste ano. 

Os interessados em participar do 45º Cinase podem se inscrever no link https://www.cinase.com.br/ e usar o cupom"cinaengerey" ou "cinareymaster" para ter a inscrição gratuita.

Serviço:

Evento: 45º Cinase.

Data: 4 e 5 de outubro.

Local: Expotrade Convention Center.

Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454, no bairro Vila Amélia.

Mais informações e inscrições: Home - CINASE



Contato Engerey WhatsApp