CINASE 2016 debate consumo de lâmpadas LED no mercado


Publicado em 10/10/2016Segmento: Notícias



 

Curitiba recebe evento do Setor Elétrico que apresentará os quesitos que devem seguidos para que as lâmpadas sejam de qualidade

 

Com o fim das lâmpadas incandescentes, muitos consumidores migraram para o LED. As novas lâmpadas são o que existe de mais moderno em matéria de iluminação em todo o mundo, reduz custos e preserva o meio ambiente. Dependendo da escolha pode aumentar a iluminação do ambiente. Mas e sua duração?

Fabricadas para durar muito tempo, as lâmpadas LED tem uma vida de até 25.000 horas ou mais. Se contarmos que ela é utilizada em uma residência em média quatro horas por dia, terá que durar 17 anos. Nesse ritmo, a lâmpada que instalar no quarto do seu bebê não vai precisar de substituição até que ele ou ela esteja se preparando para ir para a faculdade.

Contudo, a grande maioria das lâmpadas LED queima muito antes desde tempo, deixando os consumidores frustrados. “É importante esclarecer que como em todos os segmentos e em todo o mundo, existem LEDs de alta qualidade e de baixa. Existem lâmpadas equipadas, por exemplo, com filtros. Eles filtram os ruídos e as interferências que a energia elétrica possui ao chegar na casa dos consumidores, evitando a queima. Estes filtros são caros e muitas lâmpadas LED não agregam este item em sua fabricação”, explica Plinio Godoy, especialista em iluminação.

A duração das lâmpadas LED depende também de outros diversos quesitos, mas principalmente da temperatura do ambiente em que está exposta. “A vida útil do LED pode ser severamente reduzida quando opera em temperaturas elevadas. Não é recomendado usar LED em luminárias fechadas por esse motivo”, afirma Gustavo Souza, promotor técnico em iluminação na Reymaster, distrbuidora de Materiais Elétricos em Curitiba.

Ao consumidor, é recomendada a busca por informações a cerca do produto que está adquirindo, além da verificação das condições de exposição das lâmpadas, para assim avaliar a compra.

Segundo Souza, vale ressaltar que as lâmpadas LED vão perdendo iluminância, pois sua milhagem pode variar de acordo com cada produto. “Se a lâmpada escurece a um nível inaceitável, pode ser hora de substituí-lo, mesmo que ainda está em funcionamento”, complementa.

Estas e outras informações sobre o uso de lâmpadas LED serão apresentados no CINASE 2016 – Circuito Nacional do Setor Elétrico, que acontece dias 13 e 14 de Outubro na FIEP – PR.

 

FIQUE ATENTO ÀS INFORMAÇÕES DAS EMBALAGENS

De acordo com a Portaria 335/2011 do INMETRO, as lâmpadas LED devem contar em suas embalagens: Nome do fabricante/importador, Potência em watts, Tensão a que se destinam em volts, Temperatura da cor, Cor da emissão solar.

 

SOBRE O EVENTO

Curitiba sedia nos dias 13 e 14 de Outubro o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE).  O evento está em seu sétimo ano consecutivo de realização e já cumpriu 25 etapas desde 2010 em mais de 15 cidades diferentes.

O tema de 2016 é: “Uma Viagem pelas Instalações Elétricas – Conceitos & Aplicações“ e conta com uma programação de palestras com assuntos como Eficiência Energética na Indústria; Qualidade de Energia, Energias Renováveis; etc. Em paralelo ao Congresso, será realizada uma feira com exposição de produtos, equipamentos, sistemas e serviços do setor.

O evento é direcionado a engenheiros, projetistas e técnicos da indústria, de setores públicos, e de empresas do setor terciário como: construtoras, concessionárias de energia elétrica, distribuidores e revendedores de materiais elétricos, além de professores e estudantes.

O CINASE 2016 conta com o apoio da UFPR, CREA-PR, SENGE-PR, IEP (Instituto dos Engenheiros do Paraná), Institutos Lactec, Reymaster Materiais Elétricos, Engerey Painéis Elétricos, COPEL, APEE (Associação Paranaense dos Engenheiros Eletricistas) e Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

 

SERVIÇO:

Data: 13 e 14 de Outubro

Horário: Das 7h30 às 18h30

Local: Centro de Eventos da FIEP.

Endereço: Rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico (Curitiba-PR)

Inscrições: eventos@reymaster.com.br

 

SAIBA MAIS SOBRE O CINASE:

www.engerey.com.br/blog/xxvi-etapa-do-circuito-nacional-do-setor-eletrico-acontece-em-curitiba-em-outubro

 

 

 



Contato Engerey WhatsApp