Conceito, vantagens e aplicações das remotas para automação / Automação Remota


Publicado em 03/01/2019Segmento: Notícias



Conceito, vantagens e aplicações dos painéis com unidades remotas para automação industrial.

 

As indústrias evoluem a cada dia, apostando no automatismo com o objetivo de melhorar a produtividade.

Um sistema automatizado é geralmente formado por uma parte de potência e outra de controle. A primeira faz com que as máquinas realizem a operação desejada, e é formada por dispositivos eletromecânicos e drives de potência, que são responsáveis pelo acionamento de motores e outras cargas.

Já a parte de controle consiste na programação do sistema, na qual se utiliza um Controlador Lógico Programável (CLP), equipamento que é considerado o epicentro de toda a automação industrial. O CLP comunica-se com todos os componentes que compõem este sistema de forma a reconhecer as informações de entrada (como os sensores), processar a lógica e atualizar as saídas a todo o momento.

Até pouco tempo atrás, cada máquina necessitava de um CLP para conferir a sua automação. Mas, com os avanços da tecnologia da automação, surgiram as remotas, que são dispositivos que se comunicam com o CLP, replicando suas entradas e saídas.

O intuito desta evolução foi reduzir custos com a compra de CLPS e aumentar ainda mais a praticidade da automação, devido à sua instalação e manutenção facilitadas.

 

O que são as remotas

 

São dispositivos alocados em painéis elétricos. Eles recebem sinais das máquinas e de seus componentes, como sensores e os transmitem aos CLPs. Também realizam a lógica inversa, recebendo comandos do CLP e os transmitindo às máquinas. Assim, um único CLP pode comandar dezenas de máquinas em uma fábrica ao mesmo tempo, através de várias unidades remotas.

Geralmente, o painel de remota contém também dispositivos de proteção, como disjuntores e DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos).

 

Quais são as cinco principais vantagens dos painéis elétricos de remota:

 

  • Custo reduzido de instalação e operação;
  • Redução da fiação em até 80% ;
  • Instalação rápida e fácil;
  • Economia de espaço de até 50% com modelos de remota compactos e com sistemas pré-montados. A Remota Siemens modelo ET 200SP é um desses exemplos: é cerca de 50% mais estreito;
  • Possuem parametrização, diagnósticos e monitoramento simples. Todos os parâmetros podem  ser acessados através da rede via Profinet.

 

Sobre o painel elétrico de remota com monitoramento via rádio

 

Geralmente, as remotas são ligadas via cabo a um CLP, recebendo daí os seus comandos. Contudo, há ainda a opção de remotas com monitoramento via rádio, que não apresentam o uso de cabos.

Esta última alternativa é utilizada em ocasião de longas distâncias entre máquinas e sua grande vantagem é evitar o cabeamento. Suas aplicações são específicas.

 

Aplicações da remota de automação

Os painéis elétricos de remota para automação são aplicáveis a todos os segmentos industriais e ainda companhias de saneamento.

 

 

 

Conheça o Painel Elétrico da Engerey de Remota Portátil para Automação no link abaixo:

Engerey lança remota portátil para indústrias

 



Contato Engerey WhatsApp