CINASE 2016: Dispositivo evita choques elétricos em crianças - NBR 5410 será discutida no evento


Publicado em 03/10/2016Segmento: Na MídiaFonte: http://www.brasilengenharia.com/portal/energia/17556



Dispositivo pode evitar 100% das mortes por eletricidade
Fio desencapado na boca, dedinho na tomada ou na geladeira: todas estas condições não causariam nenhuma morte caso os brasileiros cumprissem uma norma que torna obrigatório o uso de um aparelho chamado Dispositivo Diferencial Residual (DR).
Pequeno e quase imperceptível aos olhos dos leigos, o DR é nada mais que um protetor de vidas, utilizado nas instalações, que evita que a corrente elétrica cause um dano na pessoa que tocar a eletricidade.
O DR protege contra choques elétricos e apesar de ser de uso obrigatório desde 1997 (NBR 5410), sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas.
Com o DR 100% dos acidentes com eletricidade são evitáveis. “O dispositivo reconhece que por determinada fiação está vazando um percentual de corrente elétrica diferente do habitual, como no caso de uma criança colocando uma chave na tomada. Assim, o DR desarma os circuitos que estão ligados a ele interrompendo o choque elétrico”, explica o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos

. 

Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, com um quadro elétrico com DR.


Segundo registros da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre as principais vitimas de acidentes com eletricidade estão as crianças, com idade entre 0 e 5 anos.  Somente em 2015, foram 32 mortes no país, 50% a mais que em 2014, ano que registrou 20 mortes. Entre as principais causas estão justamente as tomadas sem proteção, os fios desencapados, extensões, e a fuga de corrente em eletrodomésticos (ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar).
O Engenheiro Eletricista explica que a inclusão do DR é realizada no quadro de disjuntores da residência. É importante contratar uma empresa especializada para a fabricação e montagem do painel elétrico e um profissional habilitado para a sua instalação. “A inclusão é simples e rápida e garante maior segurança às famílias”, afirma.
Segundo Amaral é importante lembrar que o DR também protege as residências contra incêndios, que são ocasionados na maioria dos casos por curtos circuitos.
A NBR 5410, que determina o uso de DR, estará sendo debatida no Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE 2016), na tentativa de esclarecer as determinações da regulamentação e elevar a conscientização a cerca do tema. O evento acontece em Curitiba (PR) dias 13 e 14 de Outubro.
 
ESTATÍSTICA - BRASIL
No Brasil foram registrados 590 acidentes envolvendo eletricidade, sendo que 250 destes se referem a choques fatais.
As residências estão no segundo lugar no ranking dos locais em que mais ocorrem acidentes. Foram 144 mortes em 2015, logo atrás das registradas na rede de distribuição elétrica, com 213 ocorrências.

 

Quer participar do CINASE 2016 e saber mais sobre este e outros temas?

Envie um e-mail para eventos@reymaster.com.br e receba um convite do CINASE 2016!

 

PARA SABER MAIS SOBRE O EVENTO CLIQUE AQUI



Contato Engerey WhatsApp