Artigo | Conectados, painéis elétricos da linha SM6 evitam paradas inesperadas em fábricas - Por Fábio Amaral, engenheiro eletricista, sócio e diretor operacional da Engerey Painéis Elétricos


Publicado em 08/12/2023Segmento: Notícias


Tecnologia evita parada inesperada e prejudicial na linha de produção fabril

Como evitar que um painel elétrico dê pane ou apresente qualquer problema que leve à parada, totalmente inesperada e prejudicial, da linha de produção fabril? A resposta está na tecnologia. E, melhor ainda, trata-se de uma solução já disponível no mercado.

Falo da linha de painéis SM6 Connected, nas versões 24kV e 36kV, da Schneider Electric, e que nós, da Engerey, temos o prazer de montar e fornecer ao mercado. Conectados à internet, os painéis da linha SM6 permitem que as informações do estado de todos os seus componentes sejam acessadas em tempo real pelo profissional responsável.

O sensoriamento remoto se dá por wireless. Assim, por meio de aplicativo de celular ou pelo notebook, esse profissional pode consultar as condições do painel SM6 e, constatando algum desgaste ou iminente problema, tem condições de planejar e programar sua manutenção preditiva.

Com isso, elimina-se o risco de uma parada inesperada do painel e, consequentemente, do processo de produção fabril. As perdas com essas paralisações não previstas são, muitas vezes, irreversíveis. Matérias-primas desperdiçadas, produtos que não podem ser acabados, mão de obra parada compõem esse cenário. O sensoriamento remoto por wi-fi do SM6 reduz, em pelo menos 50%, o risco de alguma falha e a ocorrência desse problema descrito.

Só essa característica, a da conexão em tempo real, já seria suficiente para demonstrar a importância dos painéis da linha SM6. Mas, as especificações técnicas desse modelo de painel elétrico apontam para outras vantagens fundamentais também.

O equipamento foi desenvolvido em células modulares compactas. É dizer, primeiramente, que pode ser instalado em qualquer ponto. Atende, assim, os mais variados perfis industriais. As normas NBR-IEC 60694 e 62271-200 dão a diretriz para a montagem do cubículo, estabelecendo ensaios e testes necessários.

Com seus sensores, o SM6 Connected permite detecção antecipada de pontos quentes, ainda o monitoramento de níveis de condensação e de desgaste elétrico ou mecânico do disjuntor. Assim, há como prever a degradação dos componentes de forma antecipada, providenciando conservação e manutenção necessárias.

Vale sublinhar que isso significa também segurança. O envoltório interno e externo dos cubículos SM6 tem suas partes metálicas aterradas. O painel segue a forma construtiva LSC2A-PI-IAC-AFL, descrito na norma NBR IEC 62271-200, o que significa que os painéis garantem segurança e continuidade de operação, tendo, inclusive, sido ensaiados para suportar o arco interno em três lados.

Como se vê, são substanciais as vantagens e ganhos proporcionados pelo SM6 Connected. Em um momento em que a indústria caminha para se transformar em indústria 4.0, o SM6 Connected está para permitir que essa transformação tecnológica comece pela peça mais elementar em uma linha de produção: o painel elétrico.

Compartilho com vocês, neste link, todas as especificações técnicas do SM6 Connected: https://www.engerey.com.br/catalogo-de-produtos/celulas-modulares-sm6-schneider.



Contato Engerey WhatsApp